Quem somos nós

Somos alunos de Enfermagem do período noturno - 7o semestre A 2011 da UNIITALO

terça-feira, 29 de março de 2011

COMPETENCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO

GRUPO:

Ana Elza de Oliveira Silva
Aparecida M.V. de Oliveira
Daniel Ramos de Moraes
Maria Idecácia F. Silva
Noemi Cristine M.M. de Brito


Aos enfermeiros cabem entre outras, tarefas diretamente relacionadas com sua atuação junto ao cliente, bem como a liderança da equipe de Enfermagem e o gerenciamento dos recursos - físicos, materiais, humanos, financeiros , políticos e de informação - para a prestação da assistência de enfermagem. É exigido do Enfermeiro,conhecimento (que conheça o que faz),habilidades (que faça corretamente) e tenha atitudes adequadas para desempenhar seu papel com o objetivo de resultados positivos. E também que garanta que os membros da sua equipe tenham competência para executar as tarefas que lhe são destinadas.
É necessário que o gestor procure o seu auto-desenvolvimento bem como o do seu grupo.Tem-se destacado competências individuais necessárias ao gestor como liderança, persuasão, trabalho em equipe, criatividade, tomada de decisão, planejamento, organização e determinação. E as competências profissionais também elencadas: saber agir, mobilizar, comunicar, aprender, comprometer-se, assumir responsabilidades e ter visão estratégica.
São inúmeras as competências gerenciais do Enfermeiro: Competência interpessoal, a liderança, a motivação da equipe, a comunicação, gestão financeira, gestão de recursos humanos, cuidados com o staff ( é simplesmente autoridade de especialista e não autoridade de comando ), com os pacientes e consigo mesmo, pensamento sistematizado e como atributos adicionais destaca o otimismo e a resiliência ( capacidade que a pessoa tem de se vincular a outras pessoas, sem receios e medo do fracasso.

Fonte:
CUNHA et al..Competencias Gerenciais de Enfermeiras: um novo velho desafio?Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Jul-Set; (15(3):479-82.

POSTADO POR CIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário