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Somos alunos de Enfermagem do período noturno - 7o semestre A 2011 da UNIITALO

terça-feira, 29 de março de 2011

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO

GRUPO:

ELIZABETE SALMERÃO
FABIANA FELIX REIS
MARIA DO D. ALVES LOPES
MAURA FERREIRA JARDIM


1. Planejamento das ações

O planejamento é um dos instrumentos técnicos do processo de trabalho gerencial, que fundamenta a tomada de decisão e consiste na elaboração de estratégias e ações que visam alcançar um objetivo definido.
As dimensões de poder e ideologia são propostas para o planejamento de saúde, como uma potencialidade transformadora, ao desvelar e explicitar os conteúdos do poder e seus deslocamentos nas ações de saúde.
O planejamento é um processo que auxilia a decidir, de maneira antecipada, o que fazer como fazer, quem, onde e quando fizer, tendo como foco o alcance de objetivos preestabelecido. O líder da enfermagem precisa planejar todas as ações da sua equipe e assessorar o seu comprimento.

2. Promoção e vigilância

Para discutir os resultados encontrados nesta categoria, sob o enfoque da promoção e vigilância em saúde, buscou-se o embasamento da percepção sobre saúde como "o jeito de andar a vida", no qual intervêm os problemas sociais complexos através de suas inúmeras variáveis. Considera-se a epidemiologia social como o processo de saúde/doença, entendido como expressão do processo social, onde as desigualdades, o sofrer e adoecer entre os grupos de pessoas são considerados como decorrentes das diferenças de classes sociais.

3. Abordagem integral do ser humano/família/grupo social

No modelo de atenção à saúde, a Estratégia Saúde da Família (ESF) foi estabelecida como uma tática para a reorganização da prática assistencial e rompe com o paradigma da atenção individualista e curativa. Neste contexto, a atenção centrada na família e no ser humano, inserido e considerado em seu ambiente social, busca a intervenção nas necessidades de saúde além das práticas curativas.
4. Abordagem da gestão do trabalho em saúde

Dentro, deste contexto as novas competências necessárias dos profissionais estão expostas, o que implica "redefinir as formas de recrutar, selecionar, treinar e manter os profissionais em suas respectivas atividades, impondo a criação de instrumentos gerenciais", que incidirão na incorporação e remuneração da força de trabalho, notadamente, pela multiplicidade de vínculos trabalhistas.

5. Atenção à saúde

Os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para eles.

6. Tomada de decisão

Almejada para o profissional de saúde é a tomada de decisão. "O trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões, visando o uso apropriado, eficácia e custo–efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, eles devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

7. Liderança

A liderança é tida como uma das principais competências a serem adquiridas pelo profissional de saúde. No trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem–estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.

8. Educação permanente

O exercício da competência 'educação permanente' é responsabilidade do profissional de saúde associada ao papel da universidade e das políticas institucionais. Os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática.

9. Comunicação

Comunicação é a troca de informações, fatos, idéias e significados. Entre os componentes de uma comunicação estão à mensagem, o comunicador, o receptor, e meio a urgência da mensagem, a experiência e a habilidade do emissor, e a imagem que este tem do receptor. Mas, a maior interferência na comunicação ocorre por conta dos ruídos de interpretação, capazes de distorcer a mensagem durante o processo comunicativo.
A comunicação interpessoal é uma das mais valiosas e menos compreendidas competências gerenciais, de maneira que saber quando e como compartilha informações requer complexa compreensão das pessoas e das situações. O processo comunicativo pode ser utilizado para informar, coordenar e motivar pessoas é uma das ferramentas de trabalho da enfermagem.

10. Administração e gerenciamento

Os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, quanto dos recursos físicos e materiais da informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde.

11. Compreensão de si mesmo e do outros

A importância de termos autocompreensão aprofundada e reconhecermos nossas virtudes e limites são o que motiva nossos comportamentos, influencia nossas reações em cada caso e resulta em conseguirmos entender o outro. Para o líder da enfermagem, é relevante a consciência do autoconhecimento a fim de que possa interagir com o grupo e seus pares, cultivando a confiança de todos.

12. Construção de equipes ou times de trabalho

O fundamento da enfermagem é o trabalho em grupo o líder precisa mostrar à equipe a importância desses compartilhamentos, do papel de cada no processo e da abordagem integrada, proporcionando um clima positivo.

13. Conviver com a mudança

A mudança é, atualmente, inevitável em todos os aspectos da vida organizacional, de modo que o líder pode deparar-se, freqüentemente, com penoso dilema ao enfrentar mudanças: por outro lado precisa adaptar-se e, ao mesmo tempo, tem de apresentá-las aos seus colaboradores de maneira que os ajude, também, em sua adaptação.

(Sem fonte bibliográfica)

POSTADO POR CIDA

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