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Somos alunos de Enfermagem do período noturno - 7o semestre A 2011 da UNIITALO

terça-feira, 29 de março de 2011

Competências Gerenciais do Enfermeiro

GRUPO:

Andressa Oliveira Areco
Natalia Cotovia Pimentel
Paulo Roberto Nicolau Albano

Entendem-se as Competências Gerenciais do Enfermeiro como os 10 mandamentos do profissional de saúde. O que deverá ser levado em conta, o que priorizar e como comportar-se como profissional.

As competências são apontadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e auxiliam profissionais a atuarem em áreas de Gestão de saúde.

● Atenção à saúde

Pode ser entendida como o processo indireto da gerência. A qualidade da assistência à saúde carece de recursos humanos como organização e controle. O trabalho do enfermeiro consiste em unir o cuidado com o gerenciamento, que são os pontos principais a serem evidenciados.

“O gerenciamento realizado pelo enfermeiro resulta da composição histórica da força de trabalho em enfermagem que sempre promoveu sua divisão técnica e social. Seja pelas vantagens obtidas ao ocupar espaços de poder mais elevados nessa cadeia hierárquica ou pela cisão provocada entre gerenciamento e execução desde os primórdios da Enfermagem Moderna, o processo de trabalho gerencial foi mantido como privativo do enfermeiro, reforçando o status quo dessa categoria profissional aliado à garantia de sua responsabilidade legal sobre a equipe”.
Aida Maris PeresI & Maria Helena Trench iampone

● Tomada de decisão

Existem certos fatores que devem ser evidenciados para que exista o alcance da tomada de decisões. Deve-se conhecer a instituição, suas missões, conceitos e objetivos éticos, manter o padrão de planejamento: recursos, idéias e criação de cronogramas.
Algumas técnicas para tomar decisões compõem-se de: pensamento crítico, racionalidade para avaliação de julgamentos e propostas para novas estratégias e decisões.

● Liderança

O profissional de saúde, deverá também estar apto a assumir cargos e responsabilidades de liderança. Habilidades psicológicas como: empatia, responsabilidade, tomada de decisões e voz ativa, são essenciais para aqueles que ocupam ou pretendem ocupar tais cargos.
É imprescindível que profissionais mantenham ordens éticas como planejamento, estratégias gerenciais, estrutura organizacional, gerência de pessoas, processo decisório, administração do tempo, gerenciamento de conflito, negociação, poder e comunicação.

● Educação permanente

Trata-se da responsabilidade do profissional de associar saúde ao papel da universidade e das políticas institucionais, caracterizada por possuir um público alvo multiprofissional, voltada para uma prática institucionalizada, focada nos problemas de saúde, com o objetivo de transformar a práticas técnicas e sociais.
O profissional deve manter-se atualizado quanto novidades e técnicas. Administrativamente fatores como: planejamento, políticas de desenvolvimento de recursos humanos, conhecimento do processo de trabalho, métodos organizacionais, trabalho em equipe e comunicação.

● Comunicação

Um bom líder constrói o ambiente de trabalho para que a equipe flua de forma uniforme e padrão.

“A importância da informação em saúde destaca–se pela visão epidemiológica que propicia ao enfermeiro identificar problemas individuais e coletivos na população, relacionados como elementos para a análise da situação encontrada, subsidiando a busca de possíveis alternativas de encaminhamento e planejamento para a resolução dos problemas encontrados”.
Aida Maris PeresI & Maria Helena Trench Ciampone

Manter um bom relacionamento com os membros da instituição e com a equipe, faz de um profissional, um líder. Administrar conflitos, escuta ativa e manter padrões de comunicação, é a postura que deverá ser adotada pelos profissionais.

● Administração e Gerenciamento

Pró atividade pode ser considerada uma das palavras-chave da postura de um profissional de saúde. É o enfermeiro quem muitas vezes está responsável pela organização e coordenação de atividades dentro dos hospitais.
Tomar iniciativas e gerenciar a força de trabalho, são fatores que auxiliarão todos no ambiente profissional.

Competências Elencadas

Os serviços de saúde, em especial os hospitais, que tradicionalmente procuram adequar-se aos novos modelos advindos das indústrias, vêm introduzindo novas ferramentas gerenciais, criando um novo panorama.
Neste contexto de mudanças constantes, o perfil profissional exigido sofreu alterações, adaptar-se a novas situações, ser flexível e ter capacidade de relacionamento, assumir desafios, parecem ser requisitos necessários para o gestor do novo milênio.

Competências têm significados distintos, tanto ligados às tarefas e aos seus resultados, como também as características das pessoas, sendo assim muitos autores têm enfatizado a necessidade do desenvolvimento de competências específicas, o que engloba tanto a pessoa como a empresa, pois para desempenhar de maneira efetiva as competências gerenciais é necessário antes que o gestor procure o seu auto-desenvolvimento bem como o de sua equipe. Estes ainda têm destacado competências individuais necessárias ao gestor como: Liderança, persuasão, trabalho em equipe, criatividade, tomada de decisão, dentre outros. Essas competências também são assim elencadas como:

• Saber agir
• Mobilização
• Comunicação
• Aprendizado
• Comprometimento
• Assumir responsabilidades
• Visão estratégica
• Poder pessoal e efetividade interpessoal
• Gestão Financeira e de Recursos Humanos
• Pensamento Sistematizador


BIBLIOGRAFIA

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000300015

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n3/v15n3a13.pdf

POSTADO POR CIDA

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