Quem somos nós

Somos alunos de Enfermagem do período noturno - 7o semestre A 2011 da UNIITALO

terça-feira, 29 de março de 2011

Competências gerencias do Enfermeiro

GRUPO:

Lidiane Silva dos Santos
Margarete Teixeira
Ana Claudia Resende
Vânia Barbosa

O profissional Enfermeiro tem a função de gerenciar e administrar vários recursos, dentre eles :


 Recursos de materiais;

 Recursos Humanos;



O Enfermeiro desempenha quatro funções ao gerenciar os recursos materiais:


 Previsão: Fazer um levantamento do material que necessita, baseando no diagnóstico e estoque disponível na unidade.


 Provisão: Repor o material necessário á assistência mediante encaminhamento da solicitação ao almoxarifado, farmácia ou rouparia em impresso próprio.


 Organização: Acondicionar o material nos espaços da unidade, dispondo-o em locais arejados e de fácil acesso para o uso e controle.

 Controle: É uma das tarefas Mais árduas e implica na participação dos membros da equipe. Envolve o controle da quantidade e da qualidade, a conservação e os reparos. Uma das formas de se garantir a conservação dos matérias deve ser a realização de manutenções preventivas, por ex: aplicação de graxas no sistema de Fowler dos leitos, além do treinamento da equipe para utilização de determinados equipamentos.


Os instrumentos mais utilizados pelo gerenciador em sua supervisão recursos humanos são:

 Dados estatísticos,como gráficos , planilhas.Ex: Epidemias,surtos etc..

 Manuais de normas, procedimentos e rotinas, direcionando os profissionais em cada setor ,seja elas hospitalares, ubs ,ama, entre outros,

 Escalas de distribuição mensal, para cobertura de setores, folgas, cursos .

 Relatórios de serviços e de supervisão.

 Um planejamento para suas ações, levando em conta as normas e rotinas institucionais, as necessidades e problemas mais comuns, os aspectos quanti-qualitativo dos seus recursos humanos, as atividades e prioridades a serem desenvolvidas com cronograma.

 Executar a supervisão observando o desempenho de cada profissional, orientando e demonstrando as tarefas,detectando as problemáticas do processo de trabalho da enfermagem e propor soluções a partir da proposta sugeridas pelos funcionários.É preciso compreender que escutá-los possibilitará emergir soluções mais próximas,como educação continuada mensal, como ex: palestra,cursos,dinâmicas de grupos,treinamentos.

Gerenciamento

A administração de recursos humanos compreende o dimensionamento, a seleção e recrutamento, a distribuição no tempo (mês) e nos espaços da instituição de saúde, e a qualificação através da educação continuada. A supervisão influencia cada um destes momentos, em especial o dimensionamento, a distribuição e qualificação do pessoal de enfermagem.
O ministério da Saúde, em seu guia, define supervisão como um processo educativo e continuo, visando motivar e orientar os supervisionados na realização de suas atividades. Portanto, o supervisor deve estar apto para guiar e incentivar a equipe nas suas tarefas em prol do melhor atendimento aos clientes, abolindo a postura de fiscalização, coerção e não cooperação com os membros supervisionados.


Fonte: FIGUEIREDO.M.N.Difusão paulista de enfermagem.2edição.São Paulo:2002

POSTADO POR CIDA

Um comentário:

  1. O ENFERMEIRO TEM UM COMPROMISSO COM A VIDA, COMPETENCIA É SEU PRINCIPAL ALIADO NA LUTA DIÁRIA.

    ResponderExcluir