Quem somos nós

Somos alunos de Enfermagem do período noturno - 7o semestre A 2011 da UNIITALO

terça-feira, 29 de março de 2011

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO

GRUPO:

ELIANE FERNANDES DUARTE
LILIANE RODRIGUES MATTOS
REGIANE A. DOS SANTOS SILVA
MARGARETE DE SOUZA ROCHA
VANAILZA DA SILVA LIMA
LINDINEUZA M.S.GONZAGA DA SILVA

Competência comunicativa: capacidade de expressão e comunicação desenvolvendo a prática do diálogo, o exercício da negociação e a comunicação interpessoal.
Competências de cuidado: é a capacidade de interagir com o paciente considerando suas necessidades e escolhas, valorizando a autonomia para assumir sua própria saúde, a partir da concepção de saúde como qualidade de vida.
Competências organizacionais: é a capacidade de Auto-planejamento, de auto-organização, de estabelecimento de métodos próprios de gerenciamento de seu tempo e espaço, desenvolvendo a flexibilidade no processo de trabalho.
Competências de serviço: a capacidade de compreender e se indagar sobre os impactos que seus atos profissionais terão direta ou indiretamente sobre os serviços ou usuários, ou ainda de que forma os clientes ou usuários serão beneficiados. Reconhecendo as necessidades individuais e coletivas de saúde e de vida da comunidade.
Liderança: liderar é ajudar sua equipe a enxergar a direção a seguir, motivar, entusiasmar seus colaboradores, estimular o empenho e o comprometimento de cada um. Neste aspecto o líder tem muito de um treinador esportivo na hora do jogo, e nos outros aspectos ele é mais um estrategista e contabilista de resultados.
Gerenciar: o processo de trabalho em enfermagem em todas as categorias da profissão, planejar, programar e avaliar, de maneira continua programas de educação e promoção à saúde e de vida ao ser humano/família/comunidade e aos trabalhadores de saúde.
Avaliar e promover o aprimoramento todas as ações de enfermagem. Estimulando e desenvolvendo e investigação e produção de conhecimento para qualificação da prática profissional.
Atuar junto ao ser humano considerando sua dimensão holística, integrando as ações de enfermagem às ações multiprofissionais, Intervir e responsabilizar-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem ao ser humano/família/comunidade.
Identificar e realizar a prática profissional em diferentes áreas e contextos Interferir na dinâmica do processo de trabalho institucional, como agente, através da consciência analítica- reflexiva- crítica.
Prestadores dos cuidados: É dedicar-se aquilo que se faz não pensando no que irá lhe beneficiar mais no que fez escolher a profissão, pois ser humano é buscar desenvolver conhecimento, técnica e auto confiança naquilo que se faz no cuidado com o paciente.

Fonte: http://www.urcamp.tche.br/graduacao/enfermagem.html

POSTADO POR CIDA

Um comentário:

  1. O conhecimento teórico de cada item que compoe um bom gerenciamento é fundamental para o início profissional com embasamento.Daniel

    ResponderExcluir