Quem somos nós

Somos alunos de Enfermagem do período noturno - 7o semestre A 2011 da UNIITALO

terça-feira, 24 de maio de 2011

PROCESSO DE MUDANÇA

Foi montado no setor um plano de mudança para melhoria e divisão de tarefas entre o plantão. A supervisora observou a sobrecarga de serviço do plantão da manhã onde eram realizados todos os banhos e curativos, os pacientes encaminhados para exames, medicações e na maioria das vezes era o período que tinha mais intercorrências.

A gestora da unidade fez então uma reunião entre os plantões e após a reunião os plantões foram divididos:

Com a proposta de que banhos e curativos fossem divididos de acordo com a quantidade de leitos ocupados, onde manhã e tarde tinha a mesma quantidade de leitos para dar uma integral e o período da noite somente restaria a higienização quando necessário.

Isso gerou muita revolta do plantão noturno e no período da tarde principalmente, houve vários conflitos, mas a gestora observou um bom tempo que a medicação chegava depois 17h30min e antes disso eles ficavam sem fazer nada, ou seja, até o que era delegado para o seu horário. A gestora observou a falta de união da equipe e pela manhã mesmo muito atarefada eles são unidos.

Quando começou a divisão gerou muitos conflitos e divergências na passagem de plantão era constante. Mas mesmo assim a gestora manteve sua opinião.

 Foi remanejado o plantão de 12 horas para dois funcionários de sua confiança para ajudar a trazer a união daquela equipe. A maioria dos funcionários entendeu e se adaptou, porém, ainda permaneceram funcionário que apresentavam resistência e dificuldade para se adaptar, a noite o problema foi menor pois os funcionários são mais flexíveis e entenderam o porque da divisão das tarefas.

A gestora antes da tomada de decisão ela apresentou uma liderança e administrou bem os traçou de um plano de trabalho com metas que aos poucos estão sendo cumpridas, sendo assim para mudar tem que se apresentar atitudes para adquirir soluções de acordo com cada dificuldade. O serviço apresenta melhora na qualidade.

Antes da mudança: “M” manhã realizava  todos os banhos, curativos, medicação e exame solicitado.

Tarde = só medicação e alguns exames.

Noite = Só medicação e alguns exames.

Após a mudança:

M e T realizado todo o plano de cuidado por um todo ambos com a mesma quantidade de pacientes.

N = higienização quando necessário e medicação.

ALUNOS:
Ana Lucia Pereira
Amanda dos Santos Oliveira 
Camila Marcela Dias da Silva
Gislene Belém da Silva
Roberta Rodrigues Alves

Postado por: Daniel




Nenhum comentário:

Postar um comentário