Quem somos nós

Somos alunos de Enfermagem do período noturno - 7o semestre A 2011 da UNIITALO

terça-feira, 24 de maio de 2011

PROCESSO DE MUDANÇA

Implantação da Informática na Enfermagem
 

A finalidade primordial da Informática em Saúde é fornecer suporte ao atendimento, visando melhorar o nível de saúde nos campos da Enfermagem.
No processo ensino/aprendizagem, essa área de conhecimento se faz especialmente presente, com a utilização de computadores e de recursos “multimídia” como instrumentos de auxílio ao ensino, à administração, à pesquisa e à assistência, organizando, armazenando e facilitando o acesso a informações.

Vários foram os benefícios incorporados pelos profissionais de Saúde através do desenvolvimento de equipamentos médicos mais eficientes, que podem ser interligados, possibilitando assim, que estes profissionais tenham a Informação necessária para sua tomada de decisão.

A utilização da informática nos serviços de saúde evoluiu de uma situação onde o computador era utilizado para a realização de tarefas simples e isoladas, para o nível de integração de informação, cujo objetivo é integrar através de um único sistema, os diversos pontos de geração e utilização das mesmas dentro dos serviços.

A princípio o uso da informática foi direcionada para a realização atividades administrativa, com o desenvolvimento de sistemas financeiros e administrativos. Atualmente são inúmeros os sistemas computacionais desenvolvidos para a área da saúde e podem ser classificadas como: Sistemas de Informação, Equipamentos de monitoração de parâmetros Biomédicos, Conectividade e Comunicação, Segurança do Paciente, Business e suporte a decisão clinica, Educação e referências.

Em suma, os Serviços de Saúde dispõe agora de novos sistemas computacionais, que visam a melhoria da produtividade e qualidade dos processos de gestão e trabalho em saúde. Os enfermeiros são o maior número de profissionais nos serviços de saúde e os maiores usuários destes sistemas. Não há dúvida de que a era da tecnologia transformou o trabalho da Enfermagem.

Esta transformação deu-se de forma rápida e constante e hoje é difícil uma enfermeira imaginar seu trabalho sem algum dos sistemas mencionados acima. Pois, os hospitais em maior ou menor grau estão informatizando seus processos.

Mas ainda existem os “dinossauros” da Saúde, que se recusam a adaptar-se a esta nova era, onde a facilidade, praticidade e fonte rica e rápida de pesquisa estão a sua disposição.

A única saída para que os mesmos não sejam extintos do mercado, seria promovendo cursos, palestras ou outros métodos de ensino que possa auxiliá-los no uso da informática, orientando e enfatizando da sua importância, tanto para sua vida pessoal como principalmente profissional.

Deste modo, os enfermeiros passaram a pesquisar desenvolver e implantar sistemas voltados à assistência ao paciente, com a finalidade de tornar o uso desta ferramenta adequada às suas necessidades.

Alunos:
Denis de Azevedo
Kely Cristina Serefim Machado
Keylane Albuquerque de Sena
Livia Mª Gonçalves de Mello
Natalia Gir de Andrade


Postado por: Daniel


Um comentário:

  1. Dominar a informatica hoje, é essencial para o gerenciamento do serviço de enfermagem. Eu particularmente, vejo a informatização como algo que vem melhorar a qualidade no trabalho do enfermeiro e de toda a equipe multidisciplinar que esta envolvida na assistencia ao paciente. É uma forte e rápida maneira de trocar informações e colher dados importantes para a agilização na assistencia. Infezlismente tenho que concordar com relação ao que dizem sobre os "dinossauros", pois são estes o nosso maior desafio como futuros enfermeiros, pois alem de não gostar, tem pessoas que tem dificuldade de manejo com o computador...Tenhamos coragem e paciencia também com "eles". Aparecida Mendes

    ResponderExcluir