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Somos alunos de Enfermagem do período noturno - 7o semestre A 2011 da UNIITALO

sábado, 28 de agosto de 2010

Comunicação - poder ou competência para o gerenciamento

Comunicação - poder ou competência para o gerenciamento

Dentro de uma instituição o Enfermeiro pode ter ou não autoridade e poder, pois através dessa autoridade que as coisas dentro de uma empresa vão fluir ou não.
A forma como a autoridade é exercida nos diz sobre a filosofia da instituição.
Ter poder é ter a capacidade do individuo alcançar as suas metas, e para se ter poder é preciso ter competência e capacidade de mudar atitudes individuais ou em grupo. Se o grupo não sentir segurança no enfermeiro ele se tornará desacreditado pela sua equipe. Ele deve usar o poder de forma sábia e a seu favor, conquistando a sua equipe e o objetivo comum que o grupo almeja alcançar. Para se obter sucesso é necessário que a comunicação, e a tomada de decisão seja clara entre a equipe. Devendo promover a capacitação do grupo, usando o talento que cada um tem de forma individual e transformar em um trabalho de equipe, promovendo a cooperação de todos, e com isso o sucesso da equipe.
A pessoa pode ter poder e autoridade e exercer de forma diferente.
O enfermeiro que tem autoridade tem fonte legitima de poder dirige trabalhos de outros, tem o poder oficial. A compreensão de poder pode ser mal compreendida e há diferenças quanto ao gênero, cultura e nível social.
A sociedade já deu autoridade e poder aos homens desde o seu nascimento, diferente da mulher que já nasce com o papel da submissão.
As diferenças têm que ser trabalhadas através da competência.
Para o Enfermeiro usar o poder de maneira sabia requer: tomada de decisão, ter segurança no que faz e ter determinação. Gastam energia e continuam impotentes por se recusarem a aprender a arte e há habilidade de realizar manobras políticas, tornam-se especialistas em lidar com informação e comunicação.
O Enfermeiro para ser um gerente tem que ter habilidade de se comunicar bem com toda a equipe, com os clientes e com os colegas porque nem todo mundo tem o DOM da comunicação e ela deve ser aprendida e aprimorada.
A competência para o gerenciamento pode ser apresentada como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes demonstrados pela pessoa na realização de uma tarefa.

Texto próprio de: Adeli, Catarina, Elissandra, Karina, Liliane, Renilza, Silmara e Valkatia.

Postado por: Karina.

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