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Somos alunos de Enfermagem do período noturno - 7o semestre A 2011 da UNIITALO

terça-feira, 24 de maio de 2011

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS À LIDERANÇA

ANALISE CRITICA


OS GESTORES DE ENFERMAGEM DEVEM TER UMA VISÃO AMPLA TENTAR ESTIMULAR SEUS COLABORADORES APRIMORAR SUAS HABILIDADES  E  PARTICIPAÇOES. 
SABER:OUVIR SUAS QUEIXAS E SUGESTÕES RECONHECER E MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA  EQUIPE  VALORIZAR E ESTIMULAR SEU  DESENVOLVIMENTO.
 OS GESTORES E O COMPLEMENTO DA EQUIPE ONDE FOCA NUM SÓ OBJETIVO ALCANÇAR OS RESULTADOS PLANEJADOS ONDE A GESTÃO DE QUALIDADE,ACREDITAÇÕES E CERTIFICAÇÕES OBTENHA SUCESSO PLANEJADO.
O DIFERENCIAL NA GESTÃO DE PESSOAS  É SUPERAR, A VISÃO DO TRADICIONAL OU SEJA A VISÃO MUITO MAIS COMPORTAMENTAIS E  UM CONJUNTO DE HABILIDADES TECNICAS. E  CADA UM NO SEU ESTILO DE LIDERANÇA COM ÚNICO FOCO , OBTER OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS.
NOS DIAS DE HOJE  COM UMA CONCORRÊNCIA ACIRRADA, PELA GRANDE GAMA DE PROFISSIONAIS QUE SE FORMAM DIARIAMENTE, E COM O GRANDE NÚMERO QUE JÁ ESTÃO NO MERCADO DE TRABALHO O DIFERENCIAL  É SER “DIFERENTE”.
SEMPRE BUSCANDO INOVAR COM IDÉIAS, ESTRATÉGIAS, TRABALHO EM EQUIPE,DIÁLOGO, E PRINCIPALMENTE VALORIZANDO A EQUIPE DE PROFISSIONAIS PARA BUSCAREM UM BEM EM COMUM, OU SEJA,A VALORIZAÇÃO DO TRABALHO REALIZADO.
SER UM BOM LÍDER É COMPREENDER A SI MESMO E AOS OUTROS,SABER SE COMUNICAR, CONSTRUIR UMA BOA EQUIPE DE TRABALHO, SABER ADMINISTRAR CONFLITOS, SE PLANEJAR , E ESTAR DISPOSTO A ENFRENTAR MUDANÇÃS CONTANTEMENTE.
ALUNOS:

LIDIANE SIVA DOS SANTOS                  
VÂNIA BARBOSA                                         
MARGARETE TEIXEIRA                            

ANA CLAUDIA RESENDE                      

POSTADO POR: CIDA

PROCESSO DE MUDANÇA

O PROBLEMA: Setor de UTI pediátrica que fica no 3º andar e esta recebendo medicações e materiais em atraso fornecidos pela farmácia que fica no subsolo.


As medicações não estão chegando no horário determinado para que sejam preparadas e administradas nos horários corretos de acordo com a prescrição médica pelos profissionais de enfermagem. Esse é um problema que deve ser resolvido com a máxima urgência, para evitar prejuízo ao tratamento do cliente.

Foi proposto uma reunião pelo enfermeiro com o responsável pela farmácia, onde foi detectado que o problema está no desfalque de funcionários da farmácia.

A enfermeira então determinou que disponibilizará um funcionário para retirar a medicação na primeira hora de cada plantão, por um prazo de quinze dias até uma nova contratação de funcionário.

O responsável pela farmácia diz estar com contratação de novos funcionários já em andamento e concorda com o enfermeiro que no prazo de quinze dias o problema estará resolvido.

Um método funcional deve ser bem avaliado por ambas as partes, farmácia e setor, antes de ser implantado, para que isso não gere prejuízo a nenhuma das partes.

Um método bem planejado e analisado tem grande chance de obter sucesso em sua execução.
O enfermeiro é o responsável por todo o seu setor e todo problema que acontecer é responsabilidade dele, por isso é de suma importância que ele esteja preparado para resolvê-los.          

ALUNOS:

ANA ELZA DE OLIVEIRA SILVA
APARECIDA MENDES VIEIRA DE OLIVEIRA
DANIEL RAMOS DE MORAES
MARIA IDECÁCIA FERREIRA DA SILVA
NOEMI CRISTINE M. M. DE BRITO

               
POSTADO POR: DANIEL                                                                             

PROCESSO DE MUDANÇA

Implantação da Informática na Enfermagem
 

A finalidade primordial da Informática em Saúde é fornecer suporte ao atendimento, visando melhorar o nível de saúde nos campos da Enfermagem.
No processo ensino/aprendizagem, essa área de conhecimento se faz especialmente presente, com a utilização de computadores e de recursos “multimídia” como instrumentos de auxílio ao ensino, à administração, à pesquisa e à assistência, organizando, armazenando e facilitando o acesso a informações.

Vários foram os benefícios incorporados pelos profissionais de Saúde através do desenvolvimento de equipamentos médicos mais eficientes, que podem ser interligados, possibilitando assim, que estes profissionais tenham a Informação necessária para sua tomada de decisão.

A utilização da informática nos serviços de saúde evoluiu de uma situação onde o computador era utilizado para a realização de tarefas simples e isoladas, para o nível de integração de informação, cujo objetivo é integrar através de um único sistema, os diversos pontos de geração e utilização das mesmas dentro dos serviços.

A princípio o uso da informática foi direcionada para a realização atividades administrativa, com o desenvolvimento de sistemas financeiros e administrativos. Atualmente são inúmeros os sistemas computacionais desenvolvidos para a área da saúde e podem ser classificadas como: Sistemas de Informação, Equipamentos de monitoração de parâmetros Biomédicos, Conectividade e Comunicação, Segurança do Paciente, Business e suporte a decisão clinica, Educação e referências.

Em suma, os Serviços de Saúde dispõe agora de novos sistemas computacionais, que visam a melhoria da produtividade e qualidade dos processos de gestão e trabalho em saúde. Os enfermeiros são o maior número de profissionais nos serviços de saúde e os maiores usuários destes sistemas. Não há dúvida de que a era da tecnologia transformou o trabalho da Enfermagem.

Esta transformação deu-se de forma rápida e constante e hoje é difícil uma enfermeira imaginar seu trabalho sem algum dos sistemas mencionados acima. Pois, os hospitais em maior ou menor grau estão informatizando seus processos.

Mas ainda existem os “dinossauros” da Saúde, que se recusam a adaptar-se a esta nova era, onde a facilidade, praticidade e fonte rica e rápida de pesquisa estão a sua disposição.

A única saída para que os mesmos não sejam extintos do mercado, seria promovendo cursos, palestras ou outros métodos de ensino que possa auxiliá-los no uso da informática, orientando e enfatizando da sua importância, tanto para sua vida pessoal como principalmente profissional.

Deste modo, os enfermeiros passaram a pesquisar desenvolver e implantar sistemas voltados à assistência ao paciente, com a finalidade de tornar o uso desta ferramenta adequada às suas necessidades.

Alunos:
Denis de Azevedo
Kely Cristina Serefim Machado
Keylane Albuquerque de Sena
Livia Mª Gonçalves de Mello
Natalia Gir de Andrade


Postado por: Daniel


PROCESSO DE MUDANÇA

Foi montado no setor um plano de mudança para melhoria e divisão de tarefas entre o plantão. A supervisora observou a sobrecarga de serviço do plantão da manhã onde eram realizados todos os banhos e curativos, os pacientes encaminhados para exames, medicações e na maioria das vezes era o período que tinha mais intercorrências.

A gestora da unidade fez então uma reunião entre os plantões e após a reunião os plantões foram divididos:

Com a proposta de que banhos e curativos fossem divididos de acordo com a quantidade de leitos ocupados, onde manhã e tarde tinha a mesma quantidade de leitos para dar uma integral e o período da noite somente restaria a higienização quando necessário.

Isso gerou muita revolta do plantão noturno e no período da tarde principalmente, houve vários conflitos, mas a gestora observou um bom tempo que a medicação chegava depois 17h30min e antes disso eles ficavam sem fazer nada, ou seja, até o que era delegado para o seu horário. A gestora observou a falta de união da equipe e pela manhã mesmo muito atarefada eles são unidos.

Quando começou a divisão gerou muitos conflitos e divergências na passagem de plantão era constante. Mas mesmo assim a gestora manteve sua opinião.

 Foi remanejado o plantão de 12 horas para dois funcionários de sua confiança para ajudar a trazer a união daquela equipe. A maioria dos funcionários entendeu e se adaptou, porém, ainda permaneceram funcionário que apresentavam resistência e dificuldade para se adaptar, a noite o problema foi menor pois os funcionários são mais flexíveis e entenderam o porque da divisão das tarefas.

A gestora antes da tomada de decisão ela apresentou uma liderança e administrou bem os traçou de um plano de trabalho com metas que aos poucos estão sendo cumpridas, sendo assim para mudar tem que se apresentar atitudes para adquirir soluções de acordo com cada dificuldade. O serviço apresenta melhora na qualidade.

Antes da mudança: “M” manhã realizava  todos os banhos, curativos, medicação e exame solicitado.

Tarde = só medicação e alguns exames.

Noite = Só medicação e alguns exames.

Após a mudança:

M e T realizado todo o plano de cuidado por um todo ambos com a mesma quantidade de pacientes.

N = higienização quando necessário e medicação.

ALUNOS:
Ana Lucia Pereira
Amanda dos Santos Oliveira 
Camila Marcela Dias da Silva
Gislene Belém da Silva
Roberta Rodrigues Alves

Postado por: Daniel




PROCESSO DE MUDANÇA

Mudar organização da caixa de emergência

A caixa de emergência esta localizada na sala da medicação em cima do armário, com somente alguns equipamentos para procedimento especifico e onde estão juntos os matérias para uso adulto e infantil.

Iremos posicioná-la em um carrinho com gavetas de repartições, onde serão separados as materiais de adulto e infantil.

Com objetivo de:

Facilitar o manuseio durante um procedimento emergencial Ex: RCP e etc.

Pessoas envolvidas:

Será envolvida nesse processo a equipe de enfermagem e medica.

Solicitar autorização do enfermeiro responsável pelo setor mostrando os benefícios que ira proporcionar para toda equipe.

Disponibilizar duas auxiliares de enfermagem para ficar responsável em manter a caixa de emergência organizada.

Demonstrar que a mudança da caixa de emergência trará beneficio e facilidades para todos que manuseá-la.

Aceita sugestões e criticas dos profissionais que irão utilizá-la

ALUNOS:
Ana Claudia Rezende  
Lidiane Silva                 
Margarete Teixeira        
Vania Barbosa        

POSTADO POR: Cida       








PROCESSO DE MUDANÇA

O processo de informatização dos prontuários 


Motivo: Para trazer mais confiabilidade, segurança, agilidade e organização, buscando minimização de arquivos. A informatização de um hospital não é uma tarefa fácil, principalmente quando o seu objetivo principal é integrar ações multiprofissionais cotidianas. Um dos aspectos fundamentais para o sucesso dessa operação é o estabelecimento de uma estrutura gerencial e operacional adequada, o Centro de Informática Hospitalar, idealizado de modo a se adequar ao organograma já existente no hospital, mas, ao mesmo tempo, buscando modernizá-lo com o objetivo de integrar a Informática da maneira a mais completa e eficiente possível.

Objetivos e níveis de atuação


Tem por objetivo principal prover toda a estrutura de recursos humanos, materiais e de serviços para a automação dos recursos de informação do hospital, incluindo-se a análise, desenvolvimento e implantação de novos sistemas, bem como o apoio e treinamento dos usuários.


A missão da informatização é cumprida basicamente em dois níveis de localização:

O processamento distribuído, através de equipamentos descentralizados, de menor porte, colocados junto aos usuários finais (divisões, serviços, setores e seções). A seleção, instalação, análise, desenvolvimento, implantação, treinamento e suporte técnico aos sistemas distribuídos serão realizados por uma estrutura própria da informatização denominada Centro de Informações (CI);

O processamento centralizado, através de um Centro de Processamento de Dados (CPD), com equipamento(s) de grande porte, colocado em uma estrutura central, e que se responsabiliza pela análise, desenvolvimento, implantação e suporte de sistemas globais do Hospital, bem como pela integração com os equipamentos e redes distribuídos.

ALUNOS:
Eliane Fernandes Duarte
Liliane Rodrigues Mattos
Lindineuza Maria Santos Gonzaga da Silva
Margarete de Souza Rocha
Regiane Alves dos Santos Silva
POSTADO POR: Cida

PROCESSO DE MUDANÇA

  Situação

Sou supervisor de uma equipe de vendas, com total de dez integrantes. Nos últimos dois meses notei que a equipe tem se demonstrado desmotivada, com isso o comprometimento caiu, gerando resultados menores do que o esperado.


Implementação de mudança(etapa)
  1.      Conhecimento do sistema

- Aumento dos resultados da equipe = lucro para a empresa

 2. Objetivos

- Otimizar maior comprometimento da equipe

- Motivar a equipe (folgas, campanhas motivacionais)


3. Estabelece Prioridade

- Elaborar campanha até 29/04 para lançá-la em 02/05

-Atingir os objetivos propostos antes do fechamento mensal(Maio)


4. Recursos Disponíveis (Financeiro)

- A empresa disponibiliza o bugdet mensal no valor de R$1.000,00 que será utilizado para atingir os objetivos proposto

- A operação de vendas tem a flexibilidade de oferecer uma folga (premio) durante a semana.


5. Plano Operacional

18/04 – Coleta de sugestões da equipe

19/04 – Montagem da campanha motivacional

                Analise e liberação de 2 folgas para a campanha

20/04 – Uso do bugdet para a compra:

                1 lugar – celular R$ 500,00

                2 lugar – câmera digital R$ 300,00

                3 lugar – Entradas para o teatro R$ 150,00

                4 lugar – Uma folga(á combinar)

                5 lugar - Uma folga(á combinar)


*Todos os prêmios serão adquiridos pelo site Submarino / TicketMaster, com previsão de chegada de 5 dias uteis após a compra, com frete de R$ 50,00

02/05 – Lançamento da campanha

26/05 – Avaliação dos resultados da equipe

27/05 - Avaliação dos resultados da equipe

30/05 – Divulgação dos vencedores da campanha + fechamento mensal.

ALUNOS:

Nome: Andressa O Areco
Nome: Natalia Cotovia Pimentel

Nome: Paulo R N Albano

POSTADO POR: Cida

PROCESSO DE MUDANÇA

Problema:
Falta mais participação da Educação Continuada quanto ao manuseio e troca de caixas perfuros cortantes, evitando assim a diminuição do índice de acidente de trabalho.

Diminuir o índice de acidente de trabalho com perfuros cortantes.


Levantamento de problema: Lotação de caixa perfuros cortantes no setor.

Descobrir o porquê existe o problema, ou seja, avaliar o motivo da ocorrência.

Acionar Enfermagem do trabalho e apresentar estatísticas de ocorrências, através do problema.
Avaliar e descobrir que o material está sendo entregue em quantidade reduzida.

Aguardo procedência após entregar análise completa do problema encontrado, mais a possível solução do problema.
Reunir a equipe após receber plantão e reorienta-los sobre a importância de respeitar as normas de segurança da caixa de perfuros cortantes.

A partir daí, observar se os funcionários estão se adequando com a mudança.

Caso não for observado efetividade da mudança acionar plano B.
Fazer da certo e gerar multiplicadores através de padronização de normas e rotinas.

ALUNOS:
APARECIDA FÁTIMA REZENDE RODRIGUES
CLAUDIA APARECIDA ROSA DE JESUS
CLAUDIANA ALMEIDA MATOS
IZAIDE BAHIA LIMA
SONIA REGINA LIBERAL                    
POSTADO POR: Cida

PROCESSO DE MUDANÇA

MUDAR OS UNIFORMES:

Foi estabelecido a mudança de uniformes, a chefia pediu que  os funcionários fossem até a sala da gerência para dar a numeração de cada um  P M G.

PROBLEMA:

Porém causou o conflito porque a numeração por sigla não dava certo pelo fato de o P  ser grande para as magras e o M,G não se adequarem ao tamanho das funcionárias e niguem aceitou  que fossem confeccionado os uniformes por essas medidas.

DECISÃO:
A equipe de gerenciamento se reuniu para encontrar a solução, porém só a equipe não foi o suficiente e pediu para que cada setor  fosse eleito  uma representante para participar da reunião com a chefia e encontrar a solução.

SOLUÇÃO:
Após duas  horas de reunião e varias opiniões dadas  se encontrou a solução.       
         
Que foi, contratar uma moldista e a mesma tiraria as medidas de cada funcionário e mandaria confeccionar os uniforme com a medida  correta ,  assim os uniforme não teria problema de reajuste  tendo  que o funcionario  mandar fora para ajustar.

A medida foi aprovada os uniformes foram feitos e distribuidos e todos ficaram satisfeito com seus uniformes  que não precisaram de concertos futuros.


Alunos:
Lindineuza Maria dos Santos Gonzaga da Silva 
Margarete de Souza Rocha
Eliane Fernandes Duarte
Lliliane Rodrigues Mattos
Regiane A. dos Santos Silva

POSTADO POR: Cida

domingo, 8 de maio de 2011

Semana da Enfermagem Brasileira

Esta semana inicia-se mais uma Semana da Enfermagem. Para quem está a tanto tempo na estrada, seguindo por este caminho, ser enfermeiro é mais do que uma profissão, uma formação acadêmica, mas uma escolha que fazemos sobretudo pela vida humana, é o comprometimento com a qualidade de vida das pessoas e principalmente com a vontade imensa de compartilhar com as novas gerações a necessidade de adquirir mais competências e humanização na arte do cuidar.
E para você, o que significa ser enfermeiro?

Clique aqui para ver um lindo clipe da enfermagem...