Quem somos nós

Somos alunos de Enfermagem do período noturno - 7o semestre A 2011 da UNIITALO

sexta-feira, 8 de abril de 2011

PALESTRA GRATUITA

Oportunidade para completar suas Atividades Complementares e obter mais conhecimento. Aproveitem!!!!


DATA: 09/04/2011 das 09h as 17h
LOCAL: RUA BARÃO DE JACEGUAI,100 SALÃO NOBRE,
8º ANDAR PRÓX.AO METRO ANHAGUABAÚ
INFORMAÇÕES: 3396-5043 ou lilian@bemvindo.org.br


Postado por Cida

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ESPECIAL!!! GENTE NOVA NO PEDAÇO!!!!

ESTA
 É 
GIOVANNA
Filha de nossos queridos amigos Lívia e Edson, Giovanna deu o ar de sua graça em 12/02/2011 aqui em São Paulo no Hospital e Maternidade Santa Joana pesando 3.100 kg e com 48,5 cm.

Lívia PARABÉNS pela linda família e que Deus lhe
 traga muitas alegrias com a chegada de Giovanna.
Desejamos a mais nova integrante
da turma muita saúde e sorte.
Beijos de toda a turma do
 7º A/N de Enfermagem UNIITALO.


Postado por Cida

RESENHA DO FILME TEMPOS MODERNOS

Ana Lucia Pereira - 22006
Amanda dos Santos Oliveira – 22005
Camila Marcela Dias da Silva - 22063
Gislene Belém da Silva - 21985
Roberta Rodrigues Alves – 21932

RESENHA DO FILME TEMPOS MODERNOS

Tempos modernos foi um filme do ator e diretor Charles Chaplin, que apesar de ser um filme bem antigo, nos mostra claramente o que está acontecendo nos dias de hoje. O filme se passa no inicio da revolução industrial, focando em base na produção e linha de montagem. Mostrando-nos um trabalho de movimentos repetitivos e pressão que a empresa impõe sobre o funcionário, em busca de produzir cada vez mais e mais. Com essa ganância que as empresas têm de produzir, acaba nem se importando com a saúde dos seus funcionários. Até chegar a um ponto que o operário é engolido pela maquina. Isso é uma das maiores fontes causadoras de stress no mundo hoje. No filme isso acontece com Charles Chaplin, devido a grande cobrança e a produção que aumentava instantaneamente, Chaplin entra em um estado de stress e acabou sendo internado. Saindo do hospital onde ficou internado nota que a fabrica onde trabalha esta fechada e observando o movimento nota uma bandeira que caiu de um caminhão, resolve entregar e é confundido por um dos lideres do movimento socialista , acaba sendo preso .
É retratado também uma historia de uma jovem que rouba para alimentar a sua irmãs mais novas enquanto seu pai esta desempregado em uma manifestação ela acaba sendo morto e a garota mais as suas duas irmãs que já eram órfãs de mãe acabam sozinhas . daí foram encaminhadas para doação e a garota foge.
postado por: Fabiana Felix

Tempos Modernos: 1936

Dênis Azevedo RA:21247
Keylane Albuquerque Ventura RA:21796
Kely Cristina Serafim Machado RA:20529
Lívia Maria G. de Melo Souza RA: 24033
Natalia Gir de Andrade RA:22012
Raphael Davini Rocha RA:34056

Tempos Modernos: 1936
Direção: Charles Chaplin

A exploração do proletariado aliado com jornadas de trabalho desumanas: alimentava todo o conforto da burguesia. Tempos modernos conta como a grande depressão de 1929 atingiu toda a sociedade americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.
O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização. E, neste contexto que a enfermagem rompe paradigmas, pois esta especialização de mão-de-obra leva aos profissionais de saúde a busca incansável do aprimoramento intelectual o que muitas vezes leva a ser perseguido por suas idéias interpretadas como “subversivas”.
Chaplin demonstra que a alienação do trabalho, faz com que o operário se torne um escravo do capitalismo e que a busca de mais e mais dinheiro leva o trabalhador a ser engolido pelo poder do capital.
Algumas cenas do filme, como a que Carlitos e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e sua namorada encontram-se numa loja de departamento, ilustram a questão, em comparação com a enfermagem, as horas à finco de plantões intermináveis para poder levar uma vida um pouco mais confortável.
Contudo, vale lembrar que esta obra prima do cinema mundial, produzida em 1933 é mais atual que parece, pois trata das classes operárias em todas as suas dimensões e, podemos observar e trazer para nossa área, como uma forma construtiva de alertar aos profissionais de saúde quanto ao trabalho excessivo e a busca constante de sua especialização tanto profissional quanto humana.
postado por: Fabiana Felix

TEMPOS MODERNOS (O FILME)

ELIANE FERNANDES DUARTE RA 22033
LILIANE RODRIGUES MATTOS RA 21880
REGIANE A. DOS SANTOS SILVA RA 22039
MARGARETE DE SOUZA ROCHA RA: 23716
LINDINEUZA M.S.GONZAGA DA SILVA RA: 21742

Análise do Filme
TEMPOS MODERNOS (O FILME) E A ENFERMAGEM HOJE

O gênio CHARLIE CHAPLIN.,usava seus filmes como método de protesto.No filme Tempos Modernos,ele descreve um momento de transição da revolução industrial,onde o objetivo era o lucro.
Se trouxermos este conceito para a área da saúde, iremos nos deparar com situações presentes em muitas instituições, onde a assistência prestada é caracterizada por especialidades, como uma linha de montagem onde cada setor é responsável por uma área do corpo e só se preocupa com suas determinadas patologias, visando o produto final, que seria a saúde e o bem estar do paciente.
Isso pode até parecer correto, porém, muitos profissionais se encontram num estagio de mecanização, onde é prestada a assistência necessária sem ao menos conhecer o paciente, este profissional não realiza um atendimento humanizado, o principal objetivo era realizar um serviço rápido, eficaz e lucrativo cuidando da patologia e não do ser humano com aquela determinada doença.
Isso acarreta uma insensibilidade ao profissional, que por sua vez vê à profissão somente como geradora de lucros.
Desta forma acumula diversos trabalhos, que se tornam desumanos para o profissional que se submete a turnos de 36 a 48 horas sem intervalo. Tudo isso gera erros que podem causar até mesmo a morte do paciente.
Porém nos últimos tempos, vem crescendo uma nova tendência que visa administrar uma assistência humanizada, que tem por objetivo oferecer uma assistência com qualidade total, onde o cuidado prestado ao paciente deve ser adequado as necessidades básicas com princípios éticos, humanos, com base no respeito ao próximo assim realizando uma assistência com excelência um atendimento personalizado e humanizado.
postado por: Fabiana Felix

TEMPOS MODERNOS - Charlie Chaplin (1936)

ANA ELZA de OLIVEIRA SILVA RA: 21719
APARECIDA M.V. de OLIVEIRA RA: 21699
DANIEL RAMOS de MORAES RA 21741
MARIA IDECÁCIA F. SILVA RA: 23526
NOEMI CRISTINE M.M. de BRITO RA: 22077

TEMPOS MODERNOS - Charlie Chaplin (1936)

Tempos Modernos nos remete ao início do período industrial americano. O filme mostra o domínio das máquinas e da modernização sobre a vida dos humanos e a alienação que a industrialização trouxe durante aquela época a mente das pessoas.
O personagem identificado apenas como um trabalhador industrial caracteriza perfeitamente o trabalhador fordista, especializado o bastante a ponto de conhecer apenas uma etapa da produção e desconhecer o produto final. Ele fica preso às esteiras inventadas na fábrica e o único momento de “descanso” é o almoço, porém vimos como os empresários tentam minimizar o tempo do almoço para maximizar a produção chegando a inventar uma máquina alimentadora de operários.
Com jornadas de trabalho elevadíssimas, o trabalhador é levado a condições extremas. Tal fato é materializado no filme quando o trabalhador, esgotado do trabalho, chega a ter uma crise nervosa.
Outra cena que nos chamou a atenção também, foi aquela em que o operário é engolido pela maquina. Isso é uma das maiores fontes causadoras de stress no mundo hoje.
Mas no filme, Chaplin também quis passar uma mensagem social. A sociedade sócio e economicamente desigual representada de forma caótica, com um grande número de desempregados e faminta. Em algumas cenas podemos ver muitas dificuldades para se conseguir emprego fazendo com que alguns cheguem ao cúmulo de roubar comida para sobreviver, como acontece com o personagem de Chaplin, com a garota que se tornara a sua esposa, assim como também no momento que Chaplin encontra um ex-companheiro de trabalho de quando trabalhavam na fábrica e que fora roubar a loja de departamentos onde Chaplin estava trabalhando como vigia noturno, mas que na verdade, tinha a intenção apenas de matar a fome.
Não podemos deixar de comentar as diversas situações onde Chaplin é preso injustamente, o que poderia levá-lo a uma revolta contra tudo e todos se tornando realmente um “fora da lei”, mas Chaplin tenta nos mostrar que mesmo caindo varias vezes ele nunca desiste de seu sonho, para isso tem que ter determinação e perseverança. “Levante a cabeça - nunca desista! Nós iremos nos virar!” diz Charles Chaplin.
Essa cena do final do filme mostra que, mesmo a vida sendo dura, devemos seguir em frente com o sorriso no rosto.
Trazendo tudo isso para os dias atuais e para dentro da nossa realidade como enfermeiros, podemos fazer um comparativo e uma analise de como podemos nos tornar mecanicistas com divisão de trabalho, especialização do operário e padronização da assistência que visam menos gastos e mais lucros as instituições etc.
O mais importante na mensagem desse filme é percebermos que não podemos cuidar do homem como uma peça de engrenagem ou de uma máquina qualquer, mas ter a consciência de que nosso objeto de trabalho e produção é muito mais complexo que isso. O cuidar do ser humano requer muito mais instrumentos e principalmente conhecimentos.
Não podemos ficar presos em esteiras dominando apenas uma etapa da produção sem saber qual é o produto final. Tão pouco deixar que a máquina do desconhecimento nos engula. Muito menos que a rotina estressante tire nosso sorriso e nossa vontade de sonhar com dias melhores.

postado por: Fabiana Felix

Tempos Modernos de Chales Chaplin

Ana Claudia Resende RA 21805
Lidiane Silva RA 21807
Margarete Teixeira RA 21811
Vânia Barbosa
Filme: Tempos Modernos de Chales Chaplin

O filme relata a vida de um homem que trabalha em uma fabrica onde seu trabalho e quase escravo.
Por trabalhar muito e quase não ter tempo nem para almoçar o homem entra em colapso nervoso e é internado em um hospital psiquiátrico.
Ao sair do hospital depois de um tempo internado ele é confundido com um líder comunista e vai preso.
Quando ele sai da cadeia encontra com uma menina órfã que tem que roubar alimentos para sobreviver, pois suas irmãs estão em um orfanato e somente ela conseguiu fugir, ele logo se apaixona por ela, mas com um amor paternal e faz de tudo para ajudá-la.
Tenta novamente arrumar um emprego, mas não tem êxito e os dois acabam indo morar em uma casa abandonada.
A jovem consegue, então, emprego em um café como dançarina e arruma outro para ele, só que como garçom e cantor. Os dois são um sucesso, durante uma improvisação de uma música, arranca milhares de aplausos dos clientes.
Para estragar a festa, no entanto, surge novamente à polícia, desta vez com uma caderneta com os dados da moça e uma ordem para prender a jovem num orfanato. ele e moça fogem e terão de começar tudo novamente...
O filme tenta passar não só as concepções que abrangem as questões trabalhistas em si, mas também uma perspectiva almejada pela humanidade: A felicidade.
Enfatiza também o trabalho mecanista que com o tempo pode acarretar problemas para os funcionários e as empresas não estão muito incomodas com isso visam apenas o lucro e esquecem que o ser humano não é uma maquina e precisa de descanso, e deve viver a sua vida não somente profissional, mas também pessoal.
postado por: Fabiana Felix

TEMPOS MODERNOS

JAMILLE APARECIDA SILVA RA: 22 847
SIDMÁRIA LUZ LOREDO RA: 23 436

RESENHA DO FILME: TEMPOS MODERNOS


O filme evidencia a rotina de uma fabrica, onde não há preocupação na qualidade de vida do trabalhador.
O líder do local é focalizado somente no lucro exploratório, ultrapassando limites subumanos. Na ficção, o protagonista fica com estresse, porque seu temperamento não condiz com o trabalho.
Seria diferente se houvesse na composição da gestão, uma enfermeira do trabalho, com visão holística e funcional.
O líder de ``Tempos Modernos``, mantinha uma liderança ineficaz, não havendo planejamento adequado a longo prazo como:

● Nível de trabalhado excessivo, ocorrendo desgaste físico e mental;
● Déficit na alimentação e repouso inadequado;
● Devido o trabalhado repetitivo os operários deveriam ter pausa para alongar-se, evitando lesões como LER, DORT e estresse;
● Afastamento de funcionário gera custos e processos futuros.

Um líder tem que ter uma visão holística, onde funcionários motivados são mais eficientes.

``O maior dos erros e não ter consciência de nenhum``
THOMAS CHARLYLE

postado por: Fabiana Felix

" Tempos Modernos"

ELIZABETE SALMERÃO RA: 22022
FABIANA FELIX REIS RA: 21737
MARIA DO D. ALVES LOPES RA: 21817
MAURA FERREIRA JARDIM RA: 21973
NATALIA GOMES

Tempos Modernos
> O filme retrata a história de um homem que trabalha em uma fábrica na
> área de produção realizando movimentos repetitivos sem descanso,
> quando ele pára o trabalho seu corpo continuava a fazer movimentos que
> fazia no trabalho.
> A carga horária era extensa e os donos tinham o poder sobre seus
> funcionários que tinham que produzir mais e mais, porém não davam
> nenhuma condição ao trabalhador, sobre pressão do gerente que não
> podia parar nem para fazer as suas necessidades fisiológicas eles
> tinham a preocupação em diminuir a carga horária de almoço para que
> sobrasse tempo para produzir mais. Até que os funcionários cansaram
> dessa situação e fizeram greve onde em uma confusão ele foi preso como
> líder daquela rebelião.
> Hoje o que vemos em nossa sociedade e na área da saúde (enfermagem) é
> que muitas empresas querem que seus funcionários dêem conta de ficar
> com muitos pacientes ao mesmo tempo, porém não pensam nos eventuais
> problemas que podem ocorrer como erros, estresse do funcionário e
> afastamento do serviço por desenvolver uma doença psicológica não
> podendo exercer a sua profissão.
> Vemos muitas pessoas despreparadas, com pouca qualificação tanto
> prática como científica, onde não têm a visão de liderança de uma
> equipe e deveriam pensar em ter um bom relacionamento, um bom
> planejamento, boa administração, estratégias para melhoria do ambiente
> de trabalho e não simplesmente impor resultados. Os resultados são
> adquiridos automaticamente quando se tem um planejamento e
> funcionários satisfeitos.
> Os líderes têm que se qualificar sempre para que possam, cobrar e
> treinar seus liderados, para que, em conjunto com a equipe, possam juntos chegar
> a um resultado favorável para ambas as partes.
>
> Acima de tudo trabalhar com humanização, se pôr no lugar do outro.
> Cada um com o mesmo foco, ter união e ajudar o colega de trabalho
> podemos chegar onde queremos sem puxar o “tapete” de ninguém.
postado por: Fabiana Felix

“Tempos Modernos” (Charles Chaplin)

Maria Elisete RA: 218421
Maria Aparecida Brito RA: 21903
Diane Maria RA: 18562
Charles Fabio RA: 22040
Mariana Lhamas Rangel RA: 31621

Resenha - Filme: “Tempos Modernos” (Charles Chaplin)

Com a Revolução Industrial, a partir do século XVIII, a sociedade passou por grandes transformações. A partir daí, as culturas que eram majoritariamente rurais, com o advento tecnológico e fabril, a população que ora estava no campo começa a migrar para a cidade. Durante o século XIX, a população de trabalhadores nas fábricas era diversificada (homens, mulheres e inclusive crianças). Sem direitos, com somente obrigações junto aos seus empregadores, os trabalhadores eram explorados, às vezes, inclusive até a morte.
Desde o início do filme, Chaplin, genialmente demonstra o processo de evolução tecnológica e de produção. Descrevendo os trabalhadores como “rebanho” em direção às fábricas. Assim, o autor constrói uma crítica inteligente ao retratar a linha de produção, que a partir dos conceitos de Ford e Taylor, preconizam a máxima produção, esforço, de forma repetida, em linha, sem ter a dimensão de todo processo de fabricação do produto final. O trabalhador era capaz (ainda pode ser?) de trabalhar a vida inteira numa parte da produção de um determinado produto sem ter a dimensão de como se estrutura o todo (especialização). Contrariamente, assim como Carl Marx, Chaplin descreve no filme a “coisificação” do processo de produção, quando homem e máquina se confundem e o trabalhador perdia (ainda perde) a dimensão do todo, tanto do produto como do processo de produção. O mesmo pode ocorrer em todos os processos de trabalho, inclusive na saúde, quando o sujeito perde a dimensão de todo de seu trabalho.
No decorrer do filme elementos importantes, como as revoltas dos trabalhadores, as greves do começo do Século XX, duramente massacradas, a quebra da Bolsa de Nova Iorque, em 1929, quando ocorreram diversas falências e desemprego em massa. Fica nítida a sujeição dos trabalhadores aos seus empregadores e a necessidade de ampliar a visão de mundo para cada situação, sujeito, coletivos e a produção de sentido quanto ao que se produz. Seja no mundo dos negócios, seja no cuidado em Saúde. Assim como nos hospitais em que os funcionários são submetidos a jornadas de trabalho exaustivas e gerentes cujas teorias de administração são focadas no produto e não no ser humano. Como isso pode ser possível na área da saúde onde há gente cuidando de gente?!
Chaplin chama atenção quanto às implicações do desenvolvimento tecnológico necessitar do acompanhamento do melhor envolvimento do homem quanto ao seu trabalho. Assim como Marx, Chaplin faz uma crítica direta ao Modelo Capitalista de produção (acumulativo e exploratório da força de trabalho do homem) em detrimento a produção de sentido deste trabalho ao sujeito, ou seja, para Chaplin o trabalho coisifica o homem, o tornando sem desejo, o massificando em seus processos, inclusive de vida.
Durante o século XX com o apogeu do Capitalismo, a consolidação dos processos tecnológicos, em detrimento aos processos de desenvolvimento humano, cada dia mais as coisas, máquinas ganham força diante do homem. Assim, com todo desenvolvimento tecnológico de produção, inclusive na saúde, com a evolução de equipamentos, diagnósticos, tratamentos e informações avançados já no século XXI, um período de avanços importantes no mundo da ciência e da informação. Assim, “Tempos Modernos” se torna tão atual, quando possibilita a reflexão entre o processo de trabalho, o que se produz quem produz e como produz, principalmente na saúde, campo do cuidado da vida, em que o trabalho não é algo mecânico, mas processo fundamental, pois se trata de relação entre pessoas, com pessoas e para pessoas.
Diferente das maquinas e produções fabris, o trabalhador da saúde deve estar atento a si, o seu campo de trabalho e conjunto de determinantes para que haja uma equação equilibrada entre quantidade e qualidade na produção do cuidar do outro.

postado por: Fabiana Felix

RESENHA CRITICA DO FILME TEMPOS MODERNOS DE CHARLES CHAPLIN

APARECIDA FÁTIMA REZENDE RODRIGUES RA: 21813
CLAUDIA APARECIDA ROSA DE JESUS RA: 32207
CLAUDIANA ALMEIDA MATOS RA: 32294
IZAIDE BAHIA LIMA RA: 32830
MARIA DE LOURDES R. N. DA SILVA RA: 34309
SONIA REGINA LIBERAL ¬RA: 21818

RESENHA CRITICA DO FILME TEMPOS MODERNOS DE CHARLES CHAPLIN


Comparando as cenas mostradas no filme “Tempos Modernos”, com a situação atual podemos afirmar, que apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição sócio-econômico do homem continua relegada a segundo plano.
Conforme podemos constatar, que através filme mostra a implantação dos sistemas de esteiras móveis nas fabricas, onde os funcionários tinham que aumentar cada vez mais sua produtividade nas indústrias e assim eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem cada vez mais.
Este fato deixava-os cansados ou neuróticos parecendo robôs humanos com isso aumentava a produção o que trazia benefício para classe dos patrões. Devido a insatisfação dos operários surgiram os movimentos grevistas que reivindicavam melhorias das condições salariais e de trabalho. Esses foram reprimidos pelos patrões que acionavam as autoridades policiais que cuidavam do esvaziamento desse movimento para que os funcionários retornassem as suas atividades.
Apesar de todas as lutas a classe operária ainda sonha em ter sua casa própria, constituir família e participar da vida social. Só que na maioria das vezes esses sonhos não se tornam realidade porque a precária condição econômica e social não lhes permite saciar suas necessidades, tais como caracteres sociais, financeiros, habitacionais e nutricionais e assim os trabalhares são vitimas dos empresários gananciosos.
Enfim, é um filme que critica os modos de produção capitalistas, a ambição dos burgueses e principalmente, as condições de trabalho em que se encontravam esses trabalhadores. Esses problemas passados ainda, em parte, se manifestam: no Brasil ainda se tem o trabalho escravo escondido por aí, ainda têm empresas em que os superiores usam e abusam do lucro retirado em detrimento dos funcionários e ainda convivemos com a triste realidade dos baixos salários.
Na enfermagem não muda nada, profissionais trabalhando cada vez mais, trabalham em dois, três lugares, em busca do salário melhor e um padrão de vida melhor, acabam cometendo erros, por causa excesso de trabalho.
E a classe trabalhadora que luta a cada dia por dias melhor fica cada vez mais excluída da sociedade sem emprego e sem perspectivas de realizar sua pretensão pessoal.
Como não poderia deixar de ser, Charles Chaplin nos faz rir e nos faz chorar, alimenta nossas emoções num vai-e-vem constante, como se estivéssemos numa autêntica montanha-russa, parece estar numa constante busca pelo nosso lado mais humano, parece estar tentando nos estimular a viver com maior intensidade essa nossa vida.

postado por: Fabiana Felix