Quem somos nós

Somos alunos de Enfermagem do período noturno - 7o semestre A 2011 da UNIITALO

terça-feira, 29 de março de 2011

COMPETENCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO

GRUPO:

Ana Elza de Oliveira Silva
Aparecida M.V. de Oliveira
Daniel Ramos de Moraes
Maria Idecácia F. Silva
Noemi Cristine M.M. de Brito


Aos enfermeiros cabem entre outras, tarefas diretamente relacionadas com sua atuação junto ao cliente, bem como a liderança da equipe de Enfermagem e o gerenciamento dos recursos - físicos, materiais, humanos, financeiros , políticos e de informação - para a prestação da assistência de enfermagem. É exigido do Enfermeiro,conhecimento (que conheça o que faz),habilidades (que faça corretamente) e tenha atitudes adequadas para desempenhar seu papel com o objetivo de resultados positivos. E também que garanta que os membros da sua equipe tenham competência para executar as tarefas que lhe são destinadas.
É necessário que o gestor procure o seu auto-desenvolvimento bem como o do seu grupo.Tem-se destacado competências individuais necessárias ao gestor como liderança, persuasão, trabalho em equipe, criatividade, tomada de decisão, planejamento, organização e determinação. E as competências profissionais também elencadas: saber agir, mobilizar, comunicar, aprender, comprometer-se, assumir responsabilidades e ter visão estratégica.
São inúmeras as competências gerenciais do Enfermeiro: Competência interpessoal, a liderança, a motivação da equipe, a comunicação, gestão financeira, gestão de recursos humanos, cuidados com o staff ( é simplesmente autoridade de especialista e não autoridade de comando ), com os pacientes e consigo mesmo, pensamento sistematizado e como atributos adicionais destaca o otimismo e a resiliência ( capacidade que a pessoa tem de se vincular a outras pessoas, sem receios e medo do fracasso.

Fonte:
CUNHA et al..Competencias Gerenciais de Enfermeiras: um novo velho desafio?Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Jul-Set; (15(3):479-82.

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Competências gerencias do Enfermeiro

GRUPO:

Lidiane Silva dos Santos
Margarete Teixeira
Ana Claudia Resende
Vânia Barbosa

O profissional Enfermeiro tem a função de gerenciar e administrar vários recursos, dentre eles :


 Recursos de materiais;

 Recursos Humanos;



O Enfermeiro desempenha quatro funções ao gerenciar os recursos materiais:


 Previsão: Fazer um levantamento do material que necessita, baseando no diagnóstico e estoque disponível na unidade.


 Provisão: Repor o material necessário á assistência mediante encaminhamento da solicitação ao almoxarifado, farmácia ou rouparia em impresso próprio.


 Organização: Acondicionar o material nos espaços da unidade, dispondo-o em locais arejados e de fácil acesso para o uso e controle.

 Controle: É uma das tarefas Mais árduas e implica na participação dos membros da equipe. Envolve o controle da quantidade e da qualidade, a conservação e os reparos. Uma das formas de se garantir a conservação dos matérias deve ser a realização de manutenções preventivas, por ex: aplicação de graxas no sistema de Fowler dos leitos, além do treinamento da equipe para utilização de determinados equipamentos.


Os instrumentos mais utilizados pelo gerenciador em sua supervisão recursos humanos são:

 Dados estatísticos,como gráficos , planilhas.Ex: Epidemias,surtos etc..

 Manuais de normas, procedimentos e rotinas, direcionando os profissionais em cada setor ,seja elas hospitalares, ubs ,ama, entre outros,

 Escalas de distribuição mensal, para cobertura de setores, folgas, cursos .

 Relatórios de serviços e de supervisão.

 Um planejamento para suas ações, levando em conta as normas e rotinas institucionais, as necessidades e problemas mais comuns, os aspectos quanti-qualitativo dos seus recursos humanos, as atividades e prioridades a serem desenvolvidas com cronograma.

 Executar a supervisão observando o desempenho de cada profissional, orientando e demonstrando as tarefas,detectando as problemáticas do processo de trabalho da enfermagem e propor soluções a partir da proposta sugeridas pelos funcionários.É preciso compreender que escutá-los possibilitará emergir soluções mais próximas,como educação continuada mensal, como ex: palestra,cursos,dinâmicas de grupos,treinamentos.

Gerenciamento

A administração de recursos humanos compreende o dimensionamento, a seleção e recrutamento, a distribuição no tempo (mês) e nos espaços da instituição de saúde, e a qualificação através da educação continuada. A supervisão influencia cada um destes momentos, em especial o dimensionamento, a distribuição e qualificação do pessoal de enfermagem.
O ministério da Saúde, em seu guia, define supervisão como um processo educativo e continuo, visando motivar e orientar os supervisionados na realização de suas atividades. Portanto, o supervisor deve estar apto para guiar e incentivar a equipe nas suas tarefas em prol do melhor atendimento aos clientes, abolindo a postura de fiscalização, coerção e não cooperação com os membros supervisionados.


Fonte: FIGUEIREDO.M.N.Difusão paulista de enfermagem.2edição.São Paulo:2002

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COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO

GRUPO:

ELIANE FERNANDES DUARTE
LILIANE RODRIGUES MATTOS
REGIANE A. DOS SANTOS SILVA
MARGARETE DE SOUZA ROCHA
VANAILZA DA SILVA LIMA
LINDINEUZA M.S.GONZAGA DA SILVA

Competência comunicativa: capacidade de expressão e comunicação desenvolvendo a prática do diálogo, o exercício da negociação e a comunicação interpessoal.
Competências de cuidado: é a capacidade de interagir com o paciente considerando suas necessidades e escolhas, valorizando a autonomia para assumir sua própria saúde, a partir da concepção de saúde como qualidade de vida.
Competências organizacionais: é a capacidade de Auto-planejamento, de auto-organização, de estabelecimento de métodos próprios de gerenciamento de seu tempo e espaço, desenvolvendo a flexibilidade no processo de trabalho.
Competências de serviço: a capacidade de compreender e se indagar sobre os impactos que seus atos profissionais terão direta ou indiretamente sobre os serviços ou usuários, ou ainda de que forma os clientes ou usuários serão beneficiados. Reconhecendo as necessidades individuais e coletivas de saúde e de vida da comunidade.
Liderança: liderar é ajudar sua equipe a enxergar a direção a seguir, motivar, entusiasmar seus colaboradores, estimular o empenho e o comprometimento de cada um. Neste aspecto o líder tem muito de um treinador esportivo na hora do jogo, e nos outros aspectos ele é mais um estrategista e contabilista de resultados.
Gerenciar: o processo de trabalho em enfermagem em todas as categorias da profissão, planejar, programar e avaliar, de maneira continua programas de educação e promoção à saúde e de vida ao ser humano/família/comunidade e aos trabalhadores de saúde.
Avaliar e promover o aprimoramento todas as ações de enfermagem. Estimulando e desenvolvendo e investigação e produção de conhecimento para qualificação da prática profissional.
Atuar junto ao ser humano considerando sua dimensão holística, integrando as ações de enfermagem às ações multiprofissionais, Intervir e responsabilizar-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem ao ser humano/família/comunidade.
Identificar e realizar a prática profissional em diferentes áreas e contextos Interferir na dinâmica do processo de trabalho institucional, como agente, através da consciência analítica- reflexiva- crítica.
Prestadores dos cuidados: É dedicar-se aquilo que se faz não pensando no que irá lhe beneficiar mais no que fez escolher a profissão, pois ser humano é buscar desenvolver conhecimento, técnica e auto confiança naquilo que se faz no cuidado com o paciente.

Fonte: http://www.urcamp.tche.br/graduacao/enfermagem.html

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COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO

GRUPO:

PATRÍCIA MARIA SOARES
AURELINO FERREIRA GOMES NETO


Foram identificadas seis competências que desdobram–se em vários itens, e que podem ser assim traduzidas:
Poder pessoal, efetividade interpessoal, gestão financeira, gestão de recursos humanos, cuidados com o staff, com os pacientes e consigo mesmo.
Como atributos adicionais destaca-se o otimismo e a resiliência.

Outras competências gerenciais do enfermeiro:

Atenção à saúde:

“Os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para eles. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas, sim, com a resolução do problema de saúde”.

Tomada de decisão:

Outra competência almejada para o profissional de saúde pelas DCNs é a tomada de decisão. “O trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões, visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, eles devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas”.

Liderança:

A liderança é tida como uma das principais competências a serem adquiridas pelo profissional de saúde. “No trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.”

Educação permanente:

O exercício da competência ‘educação permanente’ é citado nas DCNs como responsabilidade do profissional de saúde associada ao papel da universidade
e das políticas institucionais. “Os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma,
os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e treinamento/estágios das futuras gerações profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica/profissional, a formação e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais”.

Comunicação:

Comunicação é a troca de informações, fatos, idéias e significados. Entre os componentes de uma comunicação estão a mensagem, o comunicador, o receptor, e o meio. Nos processos de codificação, decodificação e feed-back são sentidas as influências de seus componentes como: a urgência da mensagem, a experiência e a habilidade do emissor, e a imagem que este tem do receptor. Mas, a maior interferência na comunicação ocorre por conta dos ruídos de interpretação, capazes de distorcer a mensagem durante o processo comunicativo.

Administração e gerenciamento:

“Os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, quanto dos recursos físicos e materiais
da informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde”.

Fontes: Internet, artigo da Scielo

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Competências Gerenciais do Profissional Enfermeiro

GRUPO:

Maria Elisete
Maria Aparecida Brito
Diane Maria
Charles Fabio
Mariana Lhamas Rangel


- Liderança;
- Persuasão;
- Trabalho em equipe;
- Tomada de decisão;
- Planejamento;
- Organização;
- Determinação;
- Saber agir;
- Mobilizar;
- Comunicar;
- Aprender;
- Comprometer-se;
- Assumir responsabilidades;
- Ter visão estratégica; e
- Gerenciamento de recursos.

Do Enfermeiro além das tarefas gerenciais é exigido conhecimento e habilidade para desempenhar seu papel objetivando resultados positivos. É exigido que ele seja competente naquilo que faz e garanta que os membros de sua equipe tenham competência e executem suas tarefas.

Referência Bibliográfica

CUNHA, Isabel Cristina Kowal Olm; XIMENES NETO, Francisco Rosemiro Guimarães. Competências gerenciais de enfermeiras: um novo velho desafio?. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 15, n. 3, Sept. 2006 . Available from . access on 08 Mar. 2011. doi: 10.1590/S0104-07072006000300013.

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COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO

GRUPO:

ELIZABETE SALMERÃO
FABIANA FELIX REIS
MARIA DO D. ALVES LOPES
MAURA FERREIRA JARDIM


1. Planejamento das ações

O planejamento é um dos instrumentos técnicos do processo de trabalho gerencial, que fundamenta a tomada de decisão e consiste na elaboração de estratégias e ações que visam alcançar um objetivo definido.
As dimensões de poder e ideologia são propostas para o planejamento de saúde, como uma potencialidade transformadora, ao desvelar e explicitar os conteúdos do poder e seus deslocamentos nas ações de saúde.
O planejamento é um processo que auxilia a decidir, de maneira antecipada, o que fazer como fazer, quem, onde e quando fizer, tendo como foco o alcance de objetivos preestabelecido. O líder da enfermagem precisa planejar todas as ações da sua equipe e assessorar o seu comprimento.

2. Promoção e vigilância

Para discutir os resultados encontrados nesta categoria, sob o enfoque da promoção e vigilância em saúde, buscou-se o embasamento da percepção sobre saúde como "o jeito de andar a vida", no qual intervêm os problemas sociais complexos através de suas inúmeras variáveis. Considera-se a epidemiologia social como o processo de saúde/doença, entendido como expressão do processo social, onde as desigualdades, o sofrer e adoecer entre os grupos de pessoas são considerados como decorrentes das diferenças de classes sociais.

3. Abordagem integral do ser humano/família/grupo social

No modelo de atenção à saúde, a Estratégia Saúde da Família (ESF) foi estabelecida como uma tática para a reorganização da prática assistencial e rompe com o paradigma da atenção individualista e curativa. Neste contexto, a atenção centrada na família e no ser humano, inserido e considerado em seu ambiente social, busca a intervenção nas necessidades de saúde além das práticas curativas.
4. Abordagem da gestão do trabalho em saúde

Dentro, deste contexto as novas competências necessárias dos profissionais estão expostas, o que implica "redefinir as formas de recrutar, selecionar, treinar e manter os profissionais em suas respectivas atividades, impondo a criação de instrumentos gerenciais", que incidirão na incorporação e remuneração da força de trabalho, notadamente, pela multiplicidade de vínculos trabalhistas.

5. Atenção à saúde

Os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para eles.

6. Tomada de decisão

Almejada para o profissional de saúde é a tomada de decisão. "O trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões, visando o uso apropriado, eficácia e custo–efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, eles devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

7. Liderança

A liderança é tida como uma das principais competências a serem adquiridas pelo profissional de saúde. No trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem–estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.

8. Educação permanente

O exercício da competência 'educação permanente' é responsabilidade do profissional de saúde associada ao papel da universidade e das políticas institucionais. Os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática.

9. Comunicação

Comunicação é a troca de informações, fatos, idéias e significados. Entre os componentes de uma comunicação estão à mensagem, o comunicador, o receptor, e meio a urgência da mensagem, a experiência e a habilidade do emissor, e a imagem que este tem do receptor. Mas, a maior interferência na comunicação ocorre por conta dos ruídos de interpretação, capazes de distorcer a mensagem durante o processo comunicativo.
A comunicação interpessoal é uma das mais valiosas e menos compreendidas competências gerenciais, de maneira que saber quando e como compartilha informações requer complexa compreensão das pessoas e das situações. O processo comunicativo pode ser utilizado para informar, coordenar e motivar pessoas é uma das ferramentas de trabalho da enfermagem.

10. Administração e gerenciamento

Os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, quanto dos recursos físicos e materiais da informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde.

11. Compreensão de si mesmo e do outros

A importância de termos autocompreensão aprofundada e reconhecermos nossas virtudes e limites são o que motiva nossos comportamentos, influencia nossas reações em cada caso e resulta em conseguirmos entender o outro. Para o líder da enfermagem, é relevante a consciência do autoconhecimento a fim de que possa interagir com o grupo e seus pares, cultivando a confiança de todos.

12. Construção de equipes ou times de trabalho

O fundamento da enfermagem é o trabalho em grupo o líder precisa mostrar à equipe a importância desses compartilhamentos, do papel de cada no processo e da abordagem integrada, proporcionando um clima positivo.

13. Conviver com a mudança

A mudança é, atualmente, inevitável em todos os aspectos da vida organizacional, de modo que o líder pode deparar-se, freqüentemente, com penoso dilema ao enfrentar mudanças: por outro lado precisa adaptar-se e, ao mesmo tempo, tem de apresentá-las aos seus colaboradores de maneira que os ajude, também, em sua adaptação.

(Sem fonte bibliográfica)

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Competências Gerenciais do Enfermeiro

GRUPO:

Andressa Oliveira Areco
Natalia Cotovia Pimentel
Paulo Roberto Nicolau Albano

Entendem-se as Competências Gerenciais do Enfermeiro como os 10 mandamentos do profissional de saúde. O que deverá ser levado em conta, o que priorizar e como comportar-se como profissional.

As competências são apontadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e auxiliam profissionais a atuarem em áreas de Gestão de saúde.

● Atenção à saúde

Pode ser entendida como o processo indireto da gerência. A qualidade da assistência à saúde carece de recursos humanos como organização e controle. O trabalho do enfermeiro consiste em unir o cuidado com o gerenciamento, que são os pontos principais a serem evidenciados.

“O gerenciamento realizado pelo enfermeiro resulta da composição histórica da força de trabalho em enfermagem que sempre promoveu sua divisão técnica e social. Seja pelas vantagens obtidas ao ocupar espaços de poder mais elevados nessa cadeia hierárquica ou pela cisão provocada entre gerenciamento e execução desde os primórdios da Enfermagem Moderna, o processo de trabalho gerencial foi mantido como privativo do enfermeiro, reforçando o status quo dessa categoria profissional aliado à garantia de sua responsabilidade legal sobre a equipe”.
Aida Maris PeresI & Maria Helena Trench iampone

● Tomada de decisão

Existem certos fatores que devem ser evidenciados para que exista o alcance da tomada de decisões. Deve-se conhecer a instituição, suas missões, conceitos e objetivos éticos, manter o padrão de planejamento: recursos, idéias e criação de cronogramas.
Algumas técnicas para tomar decisões compõem-se de: pensamento crítico, racionalidade para avaliação de julgamentos e propostas para novas estratégias e decisões.

● Liderança

O profissional de saúde, deverá também estar apto a assumir cargos e responsabilidades de liderança. Habilidades psicológicas como: empatia, responsabilidade, tomada de decisões e voz ativa, são essenciais para aqueles que ocupam ou pretendem ocupar tais cargos.
É imprescindível que profissionais mantenham ordens éticas como planejamento, estratégias gerenciais, estrutura organizacional, gerência de pessoas, processo decisório, administração do tempo, gerenciamento de conflito, negociação, poder e comunicação.

● Educação permanente

Trata-se da responsabilidade do profissional de associar saúde ao papel da universidade e das políticas institucionais, caracterizada por possuir um público alvo multiprofissional, voltada para uma prática institucionalizada, focada nos problemas de saúde, com o objetivo de transformar a práticas técnicas e sociais.
O profissional deve manter-se atualizado quanto novidades e técnicas. Administrativamente fatores como: planejamento, políticas de desenvolvimento de recursos humanos, conhecimento do processo de trabalho, métodos organizacionais, trabalho em equipe e comunicação.

● Comunicação

Um bom líder constrói o ambiente de trabalho para que a equipe flua de forma uniforme e padrão.

“A importância da informação em saúde destaca–se pela visão epidemiológica que propicia ao enfermeiro identificar problemas individuais e coletivos na população, relacionados como elementos para a análise da situação encontrada, subsidiando a busca de possíveis alternativas de encaminhamento e planejamento para a resolução dos problemas encontrados”.
Aida Maris PeresI & Maria Helena Trench Ciampone

Manter um bom relacionamento com os membros da instituição e com a equipe, faz de um profissional, um líder. Administrar conflitos, escuta ativa e manter padrões de comunicação, é a postura que deverá ser adotada pelos profissionais.

● Administração e Gerenciamento

Pró atividade pode ser considerada uma das palavras-chave da postura de um profissional de saúde. É o enfermeiro quem muitas vezes está responsável pela organização e coordenação de atividades dentro dos hospitais.
Tomar iniciativas e gerenciar a força de trabalho, são fatores que auxiliarão todos no ambiente profissional.

Competências Elencadas

Os serviços de saúde, em especial os hospitais, que tradicionalmente procuram adequar-se aos novos modelos advindos das indústrias, vêm introduzindo novas ferramentas gerenciais, criando um novo panorama.
Neste contexto de mudanças constantes, o perfil profissional exigido sofreu alterações, adaptar-se a novas situações, ser flexível e ter capacidade de relacionamento, assumir desafios, parecem ser requisitos necessários para o gestor do novo milênio.

Competências têm significados distintos, tanto ligados às tarefas e aos seus resultados, como também as características das pessoas, sendo assim muitos autores têm enfatizado a necessidade do desenvolvimento de competências específicas, o que engloba tanto a pessoa como a empresa, pois para desempenhar de maneira efetiva as competências gerenciais é necessário antes que o gestor procure o seu auto-desenvolvimento bem como o de sua equipe. Estes ainda têm destacado competências individuais necessárias ao gestor como: Liderança, persuasão, trabalho em equipe, criatividade, tomada de decisão, dentre outros. Essas competências também são assim elencadas como:

• Saber agir
• Mobilização
• Comunicação
• Aprendizado
• Comprometimento
• Assumir responsabilidades
• Visão estratégica
• Poder pessoal e efetividade interpessoal
• Gestão Financeira e de Recursos Humanos
• Pensamento Sistematizador


BIBLIOGRAFIA

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000300015

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n3/v15n3a13.pdf

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Competências Gerenciais de Enfermagem

GRUPO:

GEILZA PEREIRA DO CARMO
JAMILLE APª SILVA DE OLIVEIRA
SIDMARIA LUZ LORENO


1-Direção do órgão de Enfermagem Integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem;
2-Organização e direção dos serviços de Enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;
Confere uma nova atitude prática mais condizente com a nossa visão. Porque os Enfermeiros tem a total capacidade de assumir responsabilidade pela promoção e proteção de valores, os quais são utilizados na condução do trabalho, e nas tomadas decisões e ao mesmo tempo oferecem uma estrutura para dar suporte e autonomia ao trabalho. Por isso é preciso habilidade comunicar – se compreender informações, deliberar sobre sua escolha, pois a ação do Enfermeiro deverá ser com conhecimento atualizado, assistência qualificada ao ser humano. O Enfermeiro procura alcançar por meio da ação, o bem do homem e integra-se as questões éticas no seu agir onde ele procura a humanização do trabalho organizado.
3-Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de Enfermagem;
Justifica – se que o Enfermeiro tem que conhecer, sua equipe de Enfermagem, Médicos, Administração do hospital fornecer recursos necessários aos médicos e para sua equipe de Enfermagem, por isso é preciso executar tais ordens ou transmiti – lás á outros departamentos do hospital, sempre cumprindo sua ação controladora e gerencial. O Enfermeiro precisa fazer um planejamento para alcançar suas metas, o enfermeiro tem que estar organizado para planejar. È preciso trabalhar em equipe e as pessoas precisam estar motivadas. Qualquer ação e qualquer proposta na unidade ou no Hospital onde é preciso planejar.
4-Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem;
a)Consulta de Enfermagem;
b)Prescrição da Assistência de Enfermagem;
O Enfermeiro tem que estar preparado na promoção da segurança do paciente e emissão do paciente por isso ele planeja faz consulta de Enfermagem, e tem que ser hábil na assistência de Enfermagem ele planeja um engajamento do paciente, como um compromisso para informar aconselhar e apoiar o envolvimento do paciente para promoção de sua segurança no sistema de saúde.
5-Cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida;
6-Cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base cientifica e capacidade de tomar decisões imediatas;
7-Como integrante da Equipe de saúde:
a)Participação no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde;
8–Participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde;
9–Prescrição de Medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde;
10-Prevenção e controle sistemático de infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral, Prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados á clientela durante a assistência de Enfermagem;
O Enfermeiro passa segurança ao paciente e promover ações que resultem em transformações, o Enfermeiro identifica e realiza os cuidados e a assistência prestada ao paciente,promove execução e elaboração aos cuidados para evitar danos maiores ao meu paciente. Ele transmite informações claras e objetivas, registrando pontos de relevância que promova a continuidade do cuidado. .

Fontes: Principais Legislações para o Exercício da Enfermagem
Conselho Regional de Enfermagem
2007/2008
Fontes: AUXILIADORA COSTA MENDES, RUSSO, TADEU; aspectos Éticos na ação gerencial do Enfermeiro, Ver. Latino – Am. Enfermagem. Vol.10 nº 1 – Ribeirão Preto – Jan.2002.

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COMPETÊNCIAS GERAIS DO ENFERMEIRO.

GRUPO:

JORDÂNIA RODRIGUES ALVES
KÁTIA CRISTINA NERI
RITA DE CÁSSIA DA SILVA
ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

1. Planejamento: planeja as ações assistenciais e gerenciais de acordo com as necessidades identificadas na área/unidade de atuação, coordena as atividades previstas em função dos prazos e dos recursos disponíveis, correlacionando os resultados aos objetivos estabelecidos.
2. Tomada de decisão: identifica situações problemáticas no cotidiano da área/unidade, analisando as causas e conseqüências e propõe ações viáveis para a sua resolutividade.
3. Supervisão: analisa as potencialidades e limitações da equipe de enfermagem considerando as condições de trabalho. Busca estratégias educativas para orientação imediata/pontual e promoção do desenvolvimento da equipe de enfermagem.
4. Administração de recursos humanos: analisa os aspectos quantitativo e qualitativo de pessoal de enfermagem na área/unidade, correlacionando-os aos critérios de distribuição diária e mensal dos funcionários.
5. Administração de recursos materiais: analisa as atividades de previsão, aquisição, provisão, controle e avaliação do fluxo gerencial de recursos materiais na área/unidade.
6. Sistema de informação: reconhece os meios e os instrumentos do fluxo das informações interpretando a eficiência/eficácia no processo de comunicação na área/ unidade.
7. Relacionamento interpessoal: interage com o cliente, família e profissionais, fazendo-se compreender e ser compreendido.Respeita a individualidade das pessoas conseguindo identificar situações de conflito, propondo estratégias de negociação. É colaborativo no desenvolvimento do trabalho em equipe.
8. Responsabilidade: assume compromisso ético-legal no exercício de suas atividades. Possui discernimento quanto às competências que deve exercer na unidade e quanto ao conhecimento técnico-científico. É assíduo e pontual.
9. Envolvimento: Possuí interesse e investe em seu desenvolvimento. Compreende a política e a filosofia institucional/Enfermagem procurando e aproveitando as oportunidades de desenvolvimento proporcionadas pelo campo de prática.
10. Estudo de caso: pertinência e relevância do problema selecionado. Planejamento, análise e avaliação da intervenção.

Fonte________http://www.scielo.br/

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COMPETENCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO

GRUPO:

Aparecida Fátima R. Rodrigues
Claudia Aparecida de Jesus
Claudiana Almeida Matos
Izailde Bahia Lima
Sônia Regina Liberal
Vânia barbosa de almeida


Competências do Gerente de Enfermagem

Estruturar, organizar, coordenar e dirigir todas as ações do departamento de enfermagem, apresentando estratégias inovadoras, assegurando a qualidade assistencial e mantendo atualizados os sistemas de qualidade;
Desenvolver estratégias e planos de ação, a curto, médio e longo prazos, estabelecendo um Planejamento Estratégico que focalize a identificação e desenvolvimento de lideranças; atenção centrada no cliente, informação, análise e resultados;
Criar diretrizes básicas com objetivos e metas de departamento de enfermagem e cada um de seus serviços, buscando sempre como diferencial a visão holística e a assistência humanizada, globalizada e personalizada;
Desenvolver um processo de aculturamento entre a filosofia da instituição e o Departamento de Enfermagem, visando um alinhamento de propósitos no alcance dos objetivos e metas institucionais;
Promover a assistência globalizada, individualizada e humanizada de enfermagem ao paciente/ cliente e sua família, através da valorização, especialização, interação e aprimoramento da equipe, bem como a utilização racional de procedimentos, normas, processos e tratamentos específicos de Enfermagem, num contexto multiprofissional;
Promover e facilitar relacionamento favorável entre todo o pessoal da área da enfermagem, articulando o seu envolvimento com a missão, visão e comprometimento com a qualidade, objetivos e metas institucionais;
Colaborar e oferecer contribuições nos projetos de atualização e aperfeiçoamento técnico- administrativo, apresentando inovações viáveis de implantação e desenvolvimento;
Interesse por manter-se sempre atualizado no seu campo de atividade, investindo tempo no conhecimento, aprimoramento e difusão de novos projetos científicos e tecnológicos;
Interesse contínuo em estimular e apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários, atendendo às suas expectativas e potencialidades, prevendo ascensão e crescimento através de Plano de Cargos, Salários e Carreira, conforme diretrizes organizacionais
Elaborar orçamento anual, prevendo recursos humanos, materiais e equipamentos, definindo prioridades que visem possibilitar e assegurar a qualidade assistencial aos pacientes/clientes, bem como avaliar sistematicamente a relação custo/benefício envolvida em todo o processo operacional.

Competências Complementares

Criar e manter um conselho de enfermagem, formado pelos enfermeiros executivos e um representante clínico, para tomadas de decisões de maior vulto.
Visitar sistematicamente todas as áreas de enfermagem sob sua responsabilidade, reforçando a interação com os integrantes de equipe e, sempre que possível, visitar pacientes, especialmente os mais graves e que requerem cuidados especializados;
Aplicar instrumentos adequados para mensurar o padrão de atendimento dos serviços e unidades (mensuradores de desempenho), com vistas a obter a maior quantidade possível de informações para identificar e analisar alterações necessárias aos processos que não estejam em conformidade com as práticas gerenciais;
Promover a divulgação e educação da regulamentação do exercício profissional, estando receptivo a entender novas exigências legais, provenientes, de associações de classe, órgão público municipais, estadual e federal;
Colaborar no cumprimento da missão social da instituição, abrindo espaço para estagiários e trainees, respeitando a especialização ou preferência do profissional;
Verificar a aplicação de medidas estabelecidas pela SCIH;
Zelar pelo cumprimento da ética e preservação de dados confidenciais, inteirando-se de todos os problemas que possam ocorrer, através da Comissão Ética de Enfermagem;
Observar para que cada serviço tenha seu regimento interno próprio e um manual de normas, processos e procedimentos específicos da área;
Convocar e coordenar reuniões sempre que necessário, apresentando disponibilidade para participar de reuniões quando convocada ou convidada;
Cumprir e zelar pelo cumprimento do estatuto da instituição, regimento interno do serviço de Enfermagem e demais normas e regulamentos vigentes;
Elaborar e apresentar à superintendência relatório mensal de atividades técnico-administrativas e estatísticas do movimento dos serviços de sua área.


Referencia Bibliografia

Marx, Cecília Lore. Morita, Luiza Chitose, Manual de Gerenciamento de Enfermagem, 2ªed.rev.e atual, Editora de Publicações Biomédicas Ltda. São Paulo, 2003

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quinta-feira, 10 de março de 2011

2011!! Novo semestre, novos desafios!

Bem vindos ao blog da turma do 7o semestre! Para participar postando comentários dos assuntos aqui apresentados e acompanhar o blog, cadastre-se!
Um ótimo semestre!!