Quem somos nós

Somos alunos de Enfermagem do período noturno - 7o semestre A 2011 da UNIITALO

segunda-feira, 4 de abril de 2011

TEMPOS MODERNOS (O FILME)

ELIANE FERNANDES DUARTE RA 22033
LILIANE RODRIGUES MATTOS RA 21880
REGIANE A. DOS SANTOS SILVA RA 22039
MARGARETE DE SOUZA ROCHA RA: 23716
LINDINEUZA M.S.GONZAGA DA SILVA RA: 21742

Análise do Filme
TEMPOS MODERNOS (O FILME) E A ENFERMAGEM HOJE

O gênio CHARLIE CHAPLIN.,usava seus filmes como método de protesto.No filme Tempos Modernos,ele descreve um momento de transição da revolução industrial,onde o objetivo era o lucro.
Se trouxermos este conceito para a área da saúde, iremos nos deparar com situações presentes em muitas instituições, onde a assistência prestada é caracterizada por especialidades, como uma linha de montagem onde cada setor é responsável por uma área do corpo e só se preocupa com suas determinadas patologias, visando o produto final, que seria a saúde e o bem estar do paciente.
Isso pode até parecer correto, porém, muitos profissionais se encontram num estagio de mecanização, onde é prestada a assistência necessária sem ao menos conhecer o paciente, este profissional não realiza um atendimento humanizado, o principal objetivo era realizar um serviço rápido, eficaz e lucrativo cuidando da patologia e não do ser humano com aquela determinada doença.
Isso acarreta uma insensibilidade ao profissional, que por sua vez vê à profissão somente como geradora de lucros.
Desta forma acumula diversos trabalhos, que se tornam desumanos para o profissional que se submete a turnos de 36 a 48 horas sem intervalo. Tudo isso gera erros que podem causar até mesmo a morte do paciente.
Porém nos últimos tempos, vem crescendo uma nova tendência que visa administrar uma assistência humanizada, que tem por objetivo oferecer uma assistência com qualidade total, onde o cuidado prestado ao paciente deve ser adequado as necessidades básicas com princípios éticos, humanos, com base no respeito ao próximo assim realizando uma assistência com excelência um atendimento personalizado e humanizado.
postado por: Fabiana Felix

Nenhum comentário:

Postar um comentário