Quem somos nós

Somos alunos de Enfermagem do período noturno - 7o semestre A 2011 da UNIITALO

segunda-feira, 4 de abril de 2011

TEMPOS MODERNOS - Charlie Chaplin (1936)

ANA ELZA de OLIVEIRA SILVA RA: 21719
APARECIDA M.V. de OLIVEIRA RA: 21699
DANIEL RAMOS de MORAES RA 21741
MARIA IDECÁCIA F. SILVA RA: 23526
NOEMI CRISTINE M.M. de BRITO RA: 22077

TEMPOS MODERNOS - Charlie Chaplin (1936)

Tempos Modernos nos remete ao início do período industrial americano. O filme mostra o domínio das máquinas e da modernização sobre a vida dos humanos e a alienação que a industrialização trouxe durante aquela época a mente das pessoas.
O personagem identificado apenas como um trabalhador industrial caracteriza perfeitamente o trabalhador fordista, especializado o bastante a ponto de conhecer apenas uma etapa da produção e desconhecer o produto final. Ele fica preso às esteiras inventadas na fábrica e o único momento de “descanso” é o almoço, porém vimos como os empresários tentam minimizar o tempo do almoço para maximizar a produção chegando a inventar uma máquina alimentadora de operários.
Com jornadas de trabalho elevadíssimas, o trabalhador é levado a condições extremas. Tal fato é materializado no filme quando o trabalhador, esgotado do trabalho, chega a ter uma crise nervosa.
Outra cena que nos chamou a atenção também, foi aquela em que o operário é engolido pela maquina. Isso é uma das maiores fontes causadoras de stress no mundo hoje.
Mas no filme, Chaplin também quis passar uma mensagem social. A sociedade sócio e economicamente desigual representada de forma caótica, com um grande número de desempregados e faminta. Em algumas cenas podemos ver muitas dificuldades para se conseguir emprego fazendo com que alguns cheguem ao cúmulo de roubar comida para sobreviver, como acontece com o personagem de Chaplin, com a garota que se tornara a sua esposa, assim como também no momento que Chaplin encontra um ex-companheiro de trabalho de quando trabalhavam na fábrica e que fora roubar a loja de departamentos onde Chaplin estava trabalhando como vigia noturno, mas que na verdade, tinha a intenção apenas de matar a fome.
Não podemos deixar de comentar as diversas situações onde Chaplin é preso injustamente, o que poderia levá-lo a uma revolta contra tudo e todos se tornando realmente um “fora da lei”, mas Chaplin tenta nos mostrar que mesmo caindo varias vezes ele nunca desiste de seu sonho, para isso tem que ter determinação e perseverança. “Levante a cabeça - nunca desista! Nós iremos nos virar!” diz Charles Chaplin.
Essa cena do final do filme mostra que, mesmo a vida sendo dura, devemos seguir em frente com o sorriso no rosto.
Trazendo tudo isso para os dias atuais e para dentro da nossa realidade como enfermeiros, podemos fazer um comparativo e uma analise de como podemos nos tornar mecanicistas com divisão de trabalho, especialização do operário e padronização da assistência que visam menos gastos e mais lucros as instituições etc.
O mais importante na mensagem desse filme é percebermos que não podemos cuidar do homem como uma peça de engrenagem ou de uma máquina qualquer, mas ter a consciência de que nosso objeto de trabalho e produção é muito mais complexo que isso. O cuidar do ser humano requer muito mais instrumentos e principalmente conhecimentos.
Não podemos ficar presos em esteiras dominando apenas uma etapa da produção sem saber qual é o produto final. Tão pouco deixar que a máquina do desconhecimento nos engula. Muito menos que a rotina estressante tire nosso sorriso e nossa vontade de sonhar com dias melhores.

postado por: Fabiana Felix

Nenhum comentário:

Postar um comentário