Quem somos nós

Somos alunos de Enfermagem do período noturno - 7o semestre A 2011 da UNIITALO

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Tempos Modernos: 1936

Dênis Azevedo RA:21247
Keylane Albuquerque Ventura RA:21796
Kely Cristina Serafim Machado RA:20529
Lívia Maria G. de Melo Souza RA: 24033
Natalia Gir de Andrade RA:22012
Raphael Davini Rocha RA:34056

Tempos Modernos: 1936
Direção: Charles Chaplin

A exploração do proletariado aliado com jornadas de trabalho desumanas: alimentava todo o conforto da burguesia. Tempos modernos conta como a grande depressão de 1929 atingiu toda a sociedade americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.
O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização. E, neste contexto que a enfermagem rompe paradigmas, pois esta especialização de mão-de-obra leva aos profissionais de saúde a busca incansável do aprimoramento intelectual o que muitas vezes leva a ser perseguido por suas idéias interpretadas como “subversivas”.
Chaplin demonstra que a alienação do trabalho, faz com que o operário se torne um escravo do capitalismo e que a busca de mais e mais dinheiro leva o trabalhador a ser engolido pelo poder do capital.
Algumas cenas do filme, como a que Carlitos e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e sua namorada encontram-se numa loja de departamento, ilustram a questão, em comparação com a enfermagem, as horas à finco de plantões intermináveis para poder levar uma vida um pouco mais confortável.
Contudo, vale lembrar que esta obra prima do cinema mundial, produzida em 1933 é mais atual que parece, pois trata das classes operárias em todas as suas dimensões e, podemos observar e trazer para nossa área, como uma forma construtiva de alertar aos profissionais de saúde quanto ao trabalho excessivo e a busca constante de sua especialização tanto profissional quanto humana.
postado por: Fabiana Felix

Nenhum comentário:

Postar um comentário